O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, falaram esta quarta-feira ao telefone e o comunicado conjunto que Bruxelas emitiu mostra que Tsipras mostrou abertura para negociar o que eram, outrora, “linhas vermelhas” que o seu governo recusava pisar. Os dois responsáveis falaram em “modernização” do sistema de pensões e do mercado de trabalho para que a regulação destes setores “vão ao encontro dos melhores padrões europeus“.

Segundo comunicado conjunto emitido pela Comissão Europeia, Tsipras e Juncker “avaliaram os progressos registados nas conversações entre a Grécia e os seus parceiros nos últimos dias“, negociações em torno de um “conjunto amplo de reformas que permita concluir, com sucesso, a avaliação” que está pendente há vários meses.

Os dois responsáveis “discutiram, entre outros aspetos, a importância de um conjunto de reformas que vão no sentido da modernização do sistema de pensões para que este seja justo, sustentável do ponto de vista orçamental e eficaz a impedir a pobreza na terceira idade”, pode ler-se no comunicado.

Ao mesmo tempo, “foi discutida a necessidade de desenvolvimentos no campo dos salários e das instituições do mercado laboral, para que haja um maior apoio à criação de empregos, maior competitividade e coesão social“. Neste campo, Juncker e Tsipras “concordaram sobre o papel de um acordo coletivo de trabalho moderno e eficaz, que será desenvolvido a partir de uma consulta alargada e que irá corresponder aos melhores padrões europeus“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Negociações construtivas devem, agora, continuar no interior do grupo de Bruxelas”, conclui a mensagem.

Pouco mais de 100 dias depois de tomar posse e em face de graves dificuldades financeiras, o governo de Atenas está a aproximar-se das exigências europeias para que seja concluída a avaliação que está pendente. Algo que não só poderá libertar uma tranche financeira crucial para Atenas como, também, poderá atenuar os receios de que o Banco Central Europeu (BCE) corte o financiamento aos bancos gregos.

Ainda assim, não se espera fumo branco na próxima reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo, marcada para o próximo dia 11. Esta quarta-feira, o ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, mostrou-se “confiante de que a Grécia e a zona euro consigam encontrar uma saída” para o impasse que se arrasta há vários meses.