Quando parece que o vento acalmou, eis que surge uma nova rajada. Após décadas de incerteza, “The Other Side of the Wind”, filme inacabado de Orson Welles, pode ver finalmente a luz do dia este ano, como forma de comemorar o centenário do nascimento do realizador norte-americano. Basta doar alguns dólares para a causa.

‘The Other Side of the Wind’ foi filmado intermitentemente entre 1970 e 1976. Mas aquele que deveria ser o grande regresso do realizador de “Citizen Kane” transformou-se num imbróglio legal e financeiro. Durante a década seguinte, Orson Welles batalhou pelos direitos de propriedade e também por financiamento que permitisse terminar a edição final. Mas o realizador morreu em 1985, vítima de ataque cardíaco.

A batalha pelo filme continuou, até que em outubro foi anunciado que “The Other Side of the Wind” iria ser lançado a tempo de comemorar o centenário de Orson Welles, que se comemorou esta quarta-feira. Mais uma vez, o prazo para dar vida ao filme passou, mas a ideia não morreu.

Os produtores Filip Jan Rymsza, Frank Marshall e Jens Koethner Kaul, juntamente com uma das estrelas do filme, Peter Bogdanovich, lançaram esta quinta-feira uma campanha de crowdfunding para a edição e pós-produção do que Welles filmou. Em 10 horas, o projeto já conseguiu angariar quase 20 mil dólares. Ainda longe dos dois milhões de dólares que a equipa pede. Qualquer pessoa pode doar valores a partir dos 10 dólares (cerca de 8,85 euros, à taxa de câmbio atual).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

orson welles the other side of the wind

John Huston, Orson Welles e Peter Bogdanovich, num intervalo das gravações do filme. ©Steven Jaffe/ The Welles-Kodar Collection

“The Other Side of the Wind” é um filme dentro de um filme, como explicam os produtores na página de crowdfunding. O protagonista é o realizador J.J. “Jake” Hannaford”, interpretado por John Huston.

Peter Bogdanovich contou ao Times que, durante um almoço informal, Orson Welles fê-lo prometer que terminaria o filme, na eventualidade de alguma coisa lhe acontecer. “Fiquei chocado e disse: ‘Nada te vai acontecer'”.

A meta dos produtores é angariar o dinheiro nos próximos 40 dias. Se isso não acontecer, o destino do filme volta a ficar no limbo. E o público terá de esperar novamente para poder ver o último filme inacabado de um dos maiores realizadores da história.