O secretário-geral do PS afirmou que um dia se perceberá porque é que “esta legislatura tem sido devidamente esticada para que este Governo, à última da hora, possa fazer tudo aquilo que em desespero está a procurar fazer”.

António Costa falava aos jornalistas à margem da visita ao Centro Tecnológico do Calçado de São João da Madeira, tendo sido questionado pelos jornalistas sobre a situação da TAP e o facto da venda da transportadora aérea se poder concretizar ainda nesta legislatura. “Por ventura alguém um dia perceberá porque é que esta legislatura tem sido devidamente esticada para que este Governo, à última da hora, possa fazer tudo aquilo que em desespero está a procurar fazer”, disse.

O Governo PSD/CDS-PP tomou posse a 21 de junho de 2011 – na sequência de legislativas antecipadas – e manter-se-á em funções até a posse do executivo que sair das próximas eleições, que se deverão realizar em outubro, totalizando mais de quatro anos de legislatura.

Para o líder socialista, “tudo o que se passa com a TAP desde o princípio é mau”, acusando o Governo liderado por Passos Coelho por “à última da hora” ter acordado “mal” para um problema”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O próximo Governo do PS tudo fará que esteja ao seu alcance e que ainda seja possível fazer para assegurar que a TAP não tenha a maioria do capital privatizado”, garantiu, considerando que a TAP “é a empresa estratégica fundamental para garantir a soberania nacional”.

António Costa insistiu na ideia de que “é um enorme risco se o Governo privatizar mais do que 50% do capital da TAP”