É ao mesmo tempo um apelo e uma informação. “Não desistas”, pede a Universidade da Beira Interior (UBI), da Covilhã, aos alunos que possam estar a pensar em abandonar o ensino superior devido a problemas financeiros. A campanha de comunicação, lançada esta semana, tem como objetivo reunir numa só página de internet toda a informação disponível sobre apoios e bolsas para estudantes.

“Sabendo-se que o maior entrave ao prosseguimento de estudos são as dificuldades financeiras das famílias, a UBI preparou esta página com informação sobre todos os tipos de apoios disponibilizados para alunos que ingressem na UBI”, explica-se no cabeçalho do dito site, que em seguida elenca um conjunto de serviços.

Entre os apoios e serviços listados estão os diferentes tipos de bolsas de estudo existentes (de autarquias, a +Superior, da própria universidade), o Fundo de Apoio Social (que põe os estudantes a prestar serviços em troca de ajuda no pagamento das propinas ou outras despesas), o Programa Retomar (para pessoas que não acabaram a formação) e os serviços de alimentação, alojamento e cultura da UBI.

A instituição de ensino superior lembra, como justificação para os estudantes não desistirem, que “segundo dados da OCDE ‘os dados recolhidos mostram taxas de emprego mais altas e menos risco de desemprego para quem tem mais habilitações'”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR