Pode a modernidade dar as voltas que quiser, mas há sempre aqueles que nunca perdem o requinte que os caracteriza. É o caso dos hotéis mais icónicos e luxuosos do mundo, todos erguidos há dezenas de anos e tão memoráveis que dispensam apresentação. Ainda assim, a CNN leva-nos até à história destes hotéis.

Beverly Hills Hotel, Los Angeles, Estados Unidos da América

O nome já ninguém o estranha, mas nem todos se podem entranhar no glamour próprio do hotel cuja cor se confunde com os tons do pôr-do-sol. Beverly Hills Hotel nasceu em 1912 para receber os nomes mais distintos do mundo. E também é a imagem do álbum “Hotel California”, dos Eagles.

The Plaza, Nova Iorque, Estados Unidos da América

A Quinta Avenida (5th Avenue como é conhecida) não seria a mesma sem o hotel “The Plaza”, o mais famoso da cidade de Nova Iorque. Abriu em 1907, mas apenas 62 anos depois foi considerada um marco oficial nos Estados Unidos. É também o cenário de muitas histórias desde o século XX. A mais recente aparição do “The Plaza” no cinema foi nos cenários de “The Great Gatsby”, protagonizado por Leonardo DiCaprio em 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Waldorf Astoria, Nova Iorque, Estados Unidos da América

O berço do típico serviço americano 24/7 – um atendimento que acontece 24 horas por dia durante toda a semana – está em Waldorf Astoria. Não podia ser de outra maneira: este hotel recebe todos os presidentes dos Estados Unidos desde o tempo de Hoover (com mandato entre 1929 e 1933) e chegou a dispor de caminhos secretos para as personalidades que necessitassem de maior nível de segurança.

Claridge’s, Londres, Reino Unido

Tem 117 anos e continua tão acordado como nos tempos em que abrigava personalidades como Audrey Hepburn. Mas a história de Claridge’s chega a confundir-se com os caminhos da II Guerra Mundial, altura em que o hotel recebeu as figuras políticas mais importantes da época. A suite 212 chegou mesmo a ser território da Jugoslávia, tudo para que o registo do príncipe Alexandre II indicasse que ele nasceu no país de origem.

The Ritz, Londres, Reino Unido

Foi o primeiro hotel de estrutura de aço a ser construído em Londres e também o pioneiro em ter casas de banho privativas em todos os quartos. Desde 1906, que o “The Ritz” recebe figuras icónicas como o rei Eduardo VII ou Winston Churchill, entre muitos outros. Este hotel foi cenário para muitos filmes, mas o mais famoso pode ser “Notting Hill” (1999), com Julia Roberts.

The Ritz, Paris, França

“O hotel mais romântico do mundo” para a atriz Sophia Loren abriu em 1898 e também ele serviu de pano de fundo para muitas produções cinematográficas. O “The Ritz” foi a casa de Coco Chanel ou de Ernest Hemingway, mas também de muitas outras personalidades. Quem entra no hotel parisiense deixa-se embrenhar por candelabros requintados, mobiliário clássico e um atendimento primoroso. Atualmente – e desde há três anos – o hotel está encerrado para obras, mas espera-se que abra portas no final deste mesmo ano.

Shelbourne Hotel, Dublin, Irlanda

O coração de Dublin tem o hotel mais antigo e icónico da Irlanda. A I Guerra Mundial passou por aqui em 1916, noventa e dois anos depois da abertura, quando “Shelbourne Hotel” foi dominado pelos ingleses durante a Revolta da Páscoa. O quarto 112 é também o berço da Constituição Irlandesa, por ter sido este o local onde ela foi delineada.

The Taj Mahal Hotel, Bombaim, Índia

Este hotel representa um marco histórico para a Índia, por incluir o primeiro bar oficial do país e também por ser o primeiro edifício indiano com elevadores a vapor. Tem 560 quartos, 44 suites e emprega mais de 1.500 pessoas. Em 2008, o hotel esteve no epicentro de um ataque terrorista, mas não tardou a abrir portas de novo com o mesmo requinte de antes. Dois anos mais tarde, Obama alugou o edifício inteiro durante a sua visita à Índia.

Península Hong Kong, Hong Kong, China

Como o nome indica, este hotel está localizado na península Kowloon e é um dos edifícios mais famosos do conjunto Península Hotels. Há quem o chame de “The Grand Dame of the East” – que significa, a Grande Dama do Oriente. Abriu portas em 1928 para se afirmar como o símbolo do requinte na China e a comprovar isso estão os Rolls Royce e os jatos privados.

Raffles Hotel, Singapura

De um pequeno hotel com dez quartos até a uma magnificente construção a recordar os tempos coloniais, este edifício recebeu o nome do fundador de Singapura, Stamford Raffles. Foi recentemente considerado o hotel mais famosos do país: 125 anos depois de ter aberto portas, é agora um monumento nacional.