Sul

1. Alto que se vai cortar o trânsito — mas por um bom motivo. A vila de Cascais vai ser invadida, no domingo, por pessoas de pequena e média estatura por ocasião da Festa da Criança & Somos Família. Se na Baía de Cascais vão marcar presença jogos tradicionais, sessões de ioga, atividades desportivas (como vela, canoagem, escalada, slide, surf e saltos em trampolim), no Jardim da Parada há passeios de pónei e viagens pela natureza. Já no Parque Marechal Carmona é possível encontrar atividades destinadas a mães, pais, avós e casais à espera de bebé. Ao longo do dia não faltam propostas que prometem fazer com que os meninos, uma vez na cama, durmam que nem uns anjinhos. O programa completo pode ser consultado aqui.

2. É caso para escrever… “é muita fruta”. No fim de semana, 30 e 31 de maio, o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai receber um conjunto de atividades que tem na fruta a temática principal. Entre as 11h00 e as 18hoo, crianças de todas as idades são convidadas a participar em oficinas de música, artes performativas e artes plásticas — as frutas estão no centro de todos os desafios criativos, os quais incluem hip hop, culinária, intervenção mural e ainda construção de livros. A iniciativa Pomarte é encerrada ao som dos acordes do grupo português They’re Heading West (sim, o nome em inglês engana), que tem como convidados especiais Ana Bacalhau e José Pedro Leitão, ambos dos Deolinda.
Apesar de a entrada ser livre, o evento está sujeito a lotação e o levantamento do bilhete só pode ser feito no próprio dia.

3. O que tem a boneca mais famosa do mundo que ver com a GNR (Guarda Nacional Republicana)? Muito pouco, mas isso não é motivo para que o duo se recuse a proporcionar uma tarde cheia de animação para miúdos e graúdos nos jardins de Belém, em Lisboa. A união improvável entre a GNR e a Barbie da Mattel (vestida a rigor com a respetiva farda) está à procura de fortalecer uma outra relação, a dos militares com os mais pequenos — a boneca de pernas longas e peruca farta vai, então, mostrar às meninas que para usar o prefixo “super” não é preciso ter poderes sobrenaturais. A também homenagem às militares traz no dia 31 de maio, entre as 13h00 e as 18h00, jogos diversos, pinturas, passeios a cavalo e de charrete, aulas sobre técnicas de salvamento e de defesa pessoal — e a lista continua. Mas antes que o irmão mais novo, o primo ou o amigo comecem a fazer beicinho de olhos esbugalhados, importa lembrar que também há desafios no masculino, dos quais são exemplos as pistas e os carros de corrida disponíveis. Vrrrrmmm…

20150528-MK3_2323

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Já foi mais secreto, mas ainda tem sua a dose de misticismo. Isto porque a estreia absoluta do Projeto Secreto foi em 2013, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Agora, a tempo do dia em que compensa ter palmo e meio de estatura (para não falar dos restantes 364 dias do ano), o espetáculo de teatro/circo da companhia Radar 360º regressa ao sítio onde foi feliz. Ao todo, são quatro atuações ao ar livre na Praça CCB — o show dá a conhecer um conjunto de façanhas e peripécias de uma casa transformada em máquina do tempo, onde habitam duas personagens.
As atuações realizam-se a 30 e 31 de maio (às 11h30), e ainda no dia 1 de junho (às 11h30 e às 14h30), sendo que a entrada é gratuita.

5. Quem disse que o brunch é só para os adultos? Porque a pequenada também tem direito a scones, brioches, mini pastelaria e pães regionais, cereais, frutas, compotas caseiras, ovos mexidos — e por aí fora –, o Hotel Real Palácio convida a família a provar um brunch todos os domingos. Enquanto pais e mães saboreiam lentamente um desfile de cores e texturas, os mais novos (entre os quatro e os 12 anos) têm aulas de cozinha dadas pelos chefs de serviço. Há ainda um cantinho de leitura, com muitas histórias à espera de serem contadas, e uma mesa de desenho que convida à criatividade dos mais pequenos — a imaginação é o ingrediente de eleição numa receita sem quantidades fixas. E como o próximo domingo tem um carácter especial, há atividades extra a cargo da Funtoche, como o teatro de fantoches e as pinturas faciais.
Todas as actividades são gratuitas e acompanhadas por uma equipa de profissionais. O brunch é servido entre as 12h00 e as 16h00; 18€ por adulto e 9€ por criança entre os 5 e os 11 anos (inclusive); para as crianças até aos 4 anos (inclusive) é gratuito.

4 fotos

Centro

6. Decore a morada: Complexo Municipal José Bento Pessoa, Figueira da Foz. No dia 31 de maio, o evento MEO Kids regressa em jeito de celebração pela pequenada. Não são poucos os momentos de entretenimento — difícil vai ser escolher entre um torneio de futebol com direito a mini equipas do FC Porto e do Sporting, sessões de show cooking, um desfile de moda infantil, um parque de insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões e ainda exibições de karaté e capoeira. O grande final passa por uma largada de balões que, certamente, vai fazer a delícia dos mais novos. E porque mexer o rabinho é sempre um convite saudável, destaque ainda para a aula de zumba.
A entrada, entre as 09h00 e as 19h00, é gratuita.

7. A animação estende-se até Mafra, mais precisamente ao parque desportivo da cidade que recebe a iniciativa Há Festa no Parque. No próximo domingo, todo e qualquer pai destemido é aconselhado a levar os filhos a um verdadeiro campo de batalha em miniatura — por aqui faz-se rappel, escalam-se paredes, joga-se rugby, dão-se golpes e pontapés a mando do Kick Boxing, defende-se a honra à mesa dos matraquilhos e desliza-se por um slide.
Das 10h00 até às 19h00.

Norte

8. Também há esperança para as crianças que olham para as atividades físicas com o mesmo prazer de quem tem de fazer os TPC antes de ir ver os bonecos animados. O centro comercial Gaia Jardim, em parceria com a Science4You, tem preparados dois workshops dedicados por inteiro ao universo da ciência — e mais não diz. A organização quer manter o suspense e apelar ao espírito de aventura de quem retira genuíno prazer da aprendizagem, deixando apenas no ar que, pelo meio, vão realizar-se “experiências mágicas”. Ambas as sessões são grátis, embora limitadas a um número máximo de 25 participantes, e têm data marcada para domingo. Posto isto, é fácil de imaginar explosões coloridas ao estilo do cartoon Dexter’s Laboratory, óculos embaciados e, no fim, respostas na ponta da língua.

30_000_pageviews__by_lnsert_creative_name-d4vmv1z

9. Regressemos aos espaços amplos e ao ar livre. De 30 de maio a 1 de junho, o ponto de encontro de centenas de crianças vão ser os jardins do Palácio de Cristal, na Invicta. Vem descobrir o Descobridor que há em ti é o mote da aventura que começa, diariamente, às 10h00 e tem hora de fecho às 19h00. À semelhança dos eventos acima descritos, destacam-se várias propostas gratuitas que têm como objetivo entreter a criançada. Falamos de jogos tradicionais, passeios de caiaque e de um circuito de karting a pedais. Mas como a norte do país a imaginação não vê meio de cessar, as atividades estendem-se a áreas diversas como moda, pintura, teatro e mercados urbanos. E, sim, há escorregas dignos de suscitar gritos histéricos e gargalhadas memoráveis.

10. E o Dia Mundial da Criança é sempre uma boa desculpa para deixar de adiar uma ida ao jardim zoológico. Talvez a pensar nas vezes em que, tal como muitos pais, disse “um dia destes” perante os constantes pedidos dos miúdos, o Zoo Santo Inácio, em Gaia, criou um programa especial. Além do rugir e do cacarejar de animais mais e menos selvagens, as crianças vão ter à sua disposição insufláveis, momentos de escalada e mascotes que prometem — diz a organização — arrancar sorrisos (mesmo que desdentados). Está na altura de atualizar o álbum fotográfico das cobras, aves de rapina, pinguins, e por aí fora.