Mariana Crisóstomo, mais conhecida por Junkhead, é a artista por trás destas ilustrações que são uma representação literal de expressões portuguesas e não da mensagem que pretendem transmitir. A ideia surgiu quando a ilustradora leu o artigo de Sandra Guedes intitulado “The 20 Funniest Portuguese Expressions (and how to use them)”.

Ao Observador, Mariana disse que assim que leu a primeira frase, “tirar o cavalinho da chuva”, veio-lhe logo à cabeça “alguém a tirar um cavalo pequenino da chuva. Achei piada e comecei a fazer os outros [desenhos] e a pesquisar mais”. De momento a tirar um mestrado em Ilustração na Universidade de Kingston, em Londres, a ilustradora e designer gráfica diz inspirar-se no que vê e nas ideias que passam pela sua cabeça.

Junkhead acredita que “com o sentido de humor que os britânicos têm, tenho a certeza que os que virem estes portuguese sayings vão-se partir a rir”. Quanto aos britânicos não sabemos, mas os portugueses que virem as ilustrações da fotogaleria certamente que vão dar uma boa gargalhada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR