Este é um teste produzido pela especialista em neuro-marketing, Diana Derval. E é muito simples: olhe para a imagem abaixo e conte quantas cores distintas – incluindo variações – consegue distinguir. E assim vai conseguir perceber o número de cones (células receptoras da cor) tem em cada olho. E que tipo de visão é a sua.

Screen Shot 2015-06-04 at 19.10.44

Resultados

Menos de 20 cores

É uma pessoa dicromática. E não lhe estamos a chamar nenhum palavrão: significa que só tem dois tipos de células receptoras da cor. Não é caso raro: um quarto da população – tal como os cães – é dicromática. Tendem a vestir cores mais escuras, de acordo com Diana Derval.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre 20 e 32 cores

Pela lógica, é uma pessoa tricromática, isto é, tem três tipos de células receptoras da cor. Está entre a metade da população mundial que consegue distinguir este mesmo número de cores. Por norma, vêem com melhor facilidade os azuis, violetas, verdes e vermelhos.

Entre 32 e 39 cores

É uma pessoa tetracromática, tal como as abelhas. Tem quatro tipos de células receptoras da cor. Custa-lhes um pouco olhar par a cor amarela.

Mais do que 39 cores

Das duas, uma: ou contou mal as cores ou então é um crustáceo. A imagem só tem 39 cores visíveis ao olho humano (mais que isso só tais animais) e é muito difícil alguém conseguir ver mais que 35.

Esta é mais uma imagem que prova as maravilhas do corpo humano, diz o La Voz del Muro: os olhos são órgãos com um espetro de visão reduzida. Pelo que só conseguimos ver entre os raios ultravioletas e os infravermelhos. E isso basta-nos para distinguir cores e texturas no dia-a-dia.