Histórico de atualizações
  • Esperamos que tenha gostado de acompanhar a final connosco, aí desse lado. E obrigado por o ter feito. Para o ano há mais e cá estaremos para assistir. Futebol, agora, só no Mundial de sub-20, onde a seleção portuguesa já está nos oitavos de final, ou no Europeu de sub-21, que arranca a 17 de junho. Boa noite e um bom resto de fim de semana.

  • E ficamos por aqui. Que final, hein? O Barcelona conquista a sua quinta Liga dos Campeões e fê-lo contra a equipa que, agora, passar a ser a que mais finais perdeu na história da competição — já são seis em oito que disputou. A Juventus até pode ter sido um osso mais duro de roer do que se esperava, mas acabou por sucumbir a uma ambição que a fez arriscar quando não havia necessidade de o fazer. A maior novidade terá sido Lionel Messi não ter marcado um golo. E como Neymar marcou um, ele o brasileiro fecham a prova com 10 golos marcados, os mesmos de Cristiano Ronaldo.

  • A crónica da final

     Aqui está ela, acabadinha de ser publicada: https://observador.pt/2015/06/06/vaya-final-as-coisas-mudam/

  • Perdoem-nos o silêncio, mas estivemos a aquecer a crónica desta final. Está prestes a sair do forno.

  • Os festejos do Barcelona contrastam com a tristeza de quem tantas alegrias deu a quem gosta de ver a bola tratado com preceito. Adeus e obrigado por tudo, Andrea.Obrigado por cada passe saído do nada, lançado nas costas de todas as defesas, e que deu golo.Obrigado pelos livres, pelos dribles, pela inteligência sobrehumana e sobrefutebol que trouxeste para um desporto tantas vezes bruto, tantas vezes catenaccio, tantas vezes “resultadista”. Tu não és de resultados, ou só de resultados, és de estilizar e fazê-los vitórias, fazê-los teus, agitando a batuta. Obrigado, trequartista, maestro, geómetra, génio. Obrigado, Pirlo.

  • Já está, bem no alto, soltam-se os confetis azulgrana e o taça viaja de mão em mão. O Barcelona é campeão europeu, e festeja ao som do seu próprio hino, cantado em catalão. Ninguém da família real espanhola se fez representar em Berlim.

  • As medalhas estão entregues, ao peito, só falta Xavi levantá-la…

  • O Barcelona é uma fábrica de craques, já se sabe, e La Masia está lá para o comprovar. Mas também é uma fábrica de “tripletes”. Alves, Busquets, Iniesta, Messi, Pedrito, Piqué e Xavi, têm, cada um deles, três Champions no currículo.

  • O Barça está a fazer um “corredor de honra” aos vencidos. Més que un club, até na hora da vitória.

  • Lembra-se de lhe dizer que o maestro da Juventus estava num pranto? Foi lá outra que sabe orquestrar como ninguém, Xavi, abraçá-lo.  Dois futebolistas enormes, dois geómetras, com olhos nas botas e na nuca, que vão deixar o futebol europeu para jogar nas arábias. Xavi esta confirmado, Pirlo deve seguir-lhe o percurso. 

  • Messi, Neymar e Ronaldo, cada um deles com dez golos, são os melhores marcados da edição de 2014/2015 da prova. Mas o melhor da final foi Iniesta!

  • Não merecias isto, maestro! Andrea Pirlo está em lágrimas. Já ganhou tudo, a Champions, o Mundial,  mas na sua mais do que provável despedida de Turim, devia levar uma medalha mais reluzente que a de prata. Fica a tua classe. Tanta, Andrea!

  • Já se grava o nome do Barça da taça que Xavi vai erguer daqui por alguns minutos. É a quinta do Barcelona. A festa, essa, faz-se no relvado, com muito champagne, e um Neymar em lágrimas, naquele que ter sido “o jogo da minha vida”.

  • O Barcelona conquista a sua quinta Liga dos Campeões

    Fim do jogo — e pronto, está feito. Mal o remate de Neymar entrou na baliza para fazer o 3-1, os catalães foram a correr para junto dos adeptos e começaram logo aos pulos, a festejarem. O árbitro fez o resto, soprou três vezes no apito e acabou com a final. O Barcelona venceu a Liga dos Campeões pela quinta vez e faz com que Luis Enrique faça o mesmo que Pep Guardiola fizera: conquistar o triplete (campeonato, Taça do Rei e Champions) logo na primeira época a treinar os culé. A final foi bem animada, como se quer, e se na primeira parte o Barcelona mandou a bem mandar, na segunda viu-se a Juventus a bater o pé aos catalães. Álvaro Morata, ex-avançado do Real Madrid, marcou logo no arranque e o Barcelona teve que se esforçar para dar a volta. Ou não, porque os italianos foram-se distraindo lá atrás e deixando poucos bombeiros para apagar eventuais fogos que pudessem surgir quando a equipa perdesse a bola. Foi em dois contra-ataques rápidos que o Barça marcou os dois golos na segunda parte. Seis anos depois, o Barça volta a ganhar a Liga dos Campeões.

  • A Juventus esticou-se toda, num último suspiro, mas a manta foi curta, e deixou os pés a descoberto. Ora, com três mágicos na frente, bastou a Messi, suarez e Neymar irem trocado a bola, galgando metros, e a Neymar bastou-lhe desviar de Buffon. Golo, fim de jogo, fim de festa para a Juve, e soltem-se os fogos para os catalães.

    https://twitter.com/BrazilStats/status/607288020945899520

  • GOLO de Neymar! Acabou!

    GOLO de Neymar! Acabou!

  •  Substituição no Barcelona: vamos lá queimar tempo, pensam os catalães. Sai Luis Suárez, entra Pedro Rodríguez.

  • São os últimos fogachos, mas ainda podem deitar fogo à festa do Barça. Remate Tevez (ele bem anda a tentar bater-lhe em jeito, mas a amiga dele, a bola, hoje chateou-se e não quer nada com o apache), mas ter Stegen defende com segurança. Nem tremeu o alemão.

  • Substituição no Barcelona: sai o homem do primeiro golo, Ivan Rakitic, entra Jérémy Mathieu, para fechar a loja lá atrás.

  • O árbitro deu cinco minutos de compensação a esta final

1 de 6