Rádio Observador

Tecnologia

Wheelmap: o mapa-mundo da acessibilidade, para quem depende de uma cadeira de rodas

1.625

Este mapa-mundo, com versões web, Android e iOS, tem facilitado a vida a quem depende da cadeira de rodas para se deslocar. Já existe há cinco anos e tem mais de meio milhão de entradas.

A aplicação usa o GPS do dispositivo para facilitar a orientação

Observador/SOZIALHELDEN e.V.

Autor
  • Flávio Nunes

As aplicações móveis apareceram para nos facilitar a vida a todos. Incluindo àqueles cuja vida tende a ser mais difícil. Isto porque deslocar-se por uma cidade — algo “normal” para a maioria das pessoas — pode ser uma autêntica aventura e um grande desafio para quem está dependente de uma cadeira de rodas.

Nesse sentido, uma empresa alemã sem fins lucrativos criou o Wheelmap, um mapa de acessibilidade para quem se desloca em cadeira de rodas e que, contasite Gizmodo, está a celebrar o quinto aniversário. Está disponível em 22 idiomas e tem versões para Android e iOS, bem como uma versão na web.

A aplicação é um mapa open-source que indica o estado de acessibilidade dos locais públicos nas redondezas. Nas versões mobile, utiliza o GPS do dispositivo para facilitar a orientação e como se trata de um projeto de desenvolvimento colaborativo, qualquer pessoa o pode editar e indicar se determinado local é acessível. E isto já foi feito mais de meio milhão de vezes, um pouco por todo o globo.

A interpretação da informação apresentada no mapa também é simples. Funciona através de um sistema de cores:

  • Cinzento: estado de acessibilidade desconhecido;
  • Vermelho: a entrada é íngreme ou tem degraus e as divisões não são acessíveis;
  • Amarelo: a entrada tem um degrau (máximo 7 cm de altura), a maioria das divisões não tem degraus, as casas de banho não são acessíveis;
  • Verde: entrada e divisões sem degraus e casas de banho acessíveis.

Desde o mês passado, o mapa passou a incluir uma funcionalidade direcionada especificamente à acessibilidade das casas de banho públicas. Porém, estas informações ainda não estão disponíveis nas aplicações móveis, estando apenas disponíveis na versão web.

(Editado por Diogo Queiroz de Andrade)

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)