A venda em hasta pública dos terrenos da antiga Feira Popular vai ser discutida na próxima quarta-feira em reunião da Câmara de Lisboa. Os terrenos vão ter um preço base de 135,7 milhões de euros, valor que pode fazer desta operação um dos grandes negócios imobiliários protagonizados por entidades públicas este ano. Não há ainda data para a hasta pública.

As transações no mercado imobiliário atingiram nos primeiros cinco meses do ano um recorde, de 800 milhões de euros, no segmento comercial. Os principais investidores são empresas imobiliárias estrangeiras. A retoma do setor estará a reforçar a intenção da autarquia de avançar agora com a alienação.

Segundo a proposta do vereador do urbanismo, Manuel Salgado, citada pela agência Lusa, a autarquia chegou a este valor a partir da média das três avaliações externas mais elevadas, tendo afastado as duas que apontavam para uma valorização inferior. O terreno, que situa ao pé de Entrecampos, foi avaliado em 944,24 euros por metro quadrado, incluindo uma área de construção de 143 mil metros quadrados. As avaliações são de março deste ano.

O preço base é o “mínimo a que […] qualquer candidato terá de obedecer para participar na licitação, deixando margem para que a concorrência efetivamente funcione em hasta pública e, por essa via, se potencie o valor final de venda”, frisa o município, sem apontar uma data para a alienação. Por ter um valor acima de 505 mil euros, a venda terá de ser depois aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Comércio, habitação, serviços e hotelaria, são os usos autorizados pela autarquia. Em março de 2014, a Assembleia Municipal de Lisboa autorizou a Câmara a pagar cerca de 101 milhões de euros à empresa Bragaparques para a aquisição dos terrenos da antiga Feira Popular e do Parque Mayer.

Na origem deste processo está a permuta, há uma década, de parte dos terrenos da antiga Feira Popular (então propriedade municipal) pelos do Parque Mayer (que pertenciam à Bragaparques), quando Pedro Santana Lopes era presidente da autarquia.

O último ano em que a Feira Popular esteve aberta foi 2003.