Foi em 2001. De boné, com uma bolsinha de cintura e um lenço ao pescoço, o jovem Alexis Tsipras de 26 anos encontrava-se entre os manifestantes radicais na cimeira do G8 em Génova, Itália. As imagens foram capturadas pelo jornal inglês Daily Mail e reveladas esta segunda-feira.

O agora primeiro-ministro grego era um dos 1.000 manifestantes que se tinham deslocado da Grécia a Génova para agitar a cimeira das oito economias mais importantes do mundo, num protesto contra os líderes mundiais. Tsipras observava um camarada a ser levado pela polícia no decorrer de um motim.

https://twitter.com/Khleb13/status/613239181045833728

Pouco depois de terem sido tiradas as fotografias, Alexis Tsipras foi expulso do local pela polícia. Este protesto foi um dos mais violentos de que há memória nas cimeiras do G8. Um jovem manifestante italiano, Carlo Giuliani, morreu durante os confrontos com a polícia.

Antes de regressar à Grécia, o grupo decidiu bloquear o barco que os levaria de volta para o seu país, em sinal de protesto. Retomou os confrontos com a polícia depois de ter sido exibido um cartaz onde se lia: “O Capitalismo não comete erros. É um erro.” Catorze anos depois, Alexis Tsipras luta, agora, por um acordo de financiamento com os credores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR