O grupo terrorista Estado Islâmico destruiu dois santuários islâmicos na cidade histórica de Palmira, na província central de Homs, na Síria. Os atos classificados como “vandalismo cultural” foram confirmados esta quarta-feira pelo Governo sírio, escreve a CNN.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos tinha confirmado que, no sábado, tinham sido colocadas minas e explosivos junto às ruínas da cidade. “Não se sabe se o objetivo é fazer explodir as ruínas ou impedir que as forças leais ao regime Sírio possam avançar para a cidade”, disse o diretor do observatório, Rami Abdel Rahman.

De acordo com este responsável, as forças do regime lançaram ataques aéreos contra a parte residencial de Palmira nos últimos três dias, tendo matado pelo menos 11 pessoas.

Palmira é o ponto de cruzamento entre várias culturas. As suas ruínas históricas foram declaradas “Património da Humanidade” em 1980, pela Organização das Nacões Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). No passado, os militantes do grupo terrorista EI destruíram locais arqueológicos na Síria e Iraque e chegaram a gravar imagens dos destroços, para serem divulgados como propaganda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR