Histórico de atualizações
  • As equipas técnicas que negoceiam um acordo vão reunir-se a partir das 6h00 desta quinta-feira em Bruxelas (5h00 em Lisboa). Três horas depois, Alexis Tsipras, Christine Lagarde, Mario Draghi e Jean-Claude Juncker retomam as conversações.

  • As negociações vão ser retomadas às 9h00 desta quinta-feira em Bruxelas (8h00 em Lisboa). No encontro de hoje com os líderes da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, Tsipras mostrou-se irredutível em relação à proposta mais recente efetuada pela Grécia, afirma uma fonte oficial de Atenas, não identificada.

  • Não houve declarações públicas de qualquer dos responsáveis que estiveram presentes na reunião. Nada está fechado, as negociações serão retomadas nesta quinta-feira, no âmbito do Eurogrupo, mas também ao mais alto nível com o objetivo de superar pela via política quaisquer questões bloqueadas ao nível técnico.

  • A reunião entre os representantes dos credores internacionais e o primeiro-ministro grego terminou.

  • Alexis Tsipras também abandonou a reunião em Bruxelas, revela a Bloomberg, mas as negociações prosseguem.

  • Pedimos desculpa — afinal, a reunião não terminou. Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) foi-se embora, mas a Bloomberg diz que Benoît Cœuré, vice-presidente do BCE, permaneceu na reunião com Alexis Tsipras.

  • Pelos vistos a reunião já terminou. A Bloomberg, citando uma fonte da UE não identificada, avança que Christine Lagarde e Mario Draghi estão neste momento a abandonar o encontro.

  • Susana Frexes, correspondente do Expresso em Bruxelas, ouviu Maria Luís Albuquerque, à saída da reunião desta tarde do Eurogrupo. “Não nos foi dito qual era o ponto da discórdia”, disse também a ministra das Finanças, sobre as divergências que levaram à suspensão do encontro desta quarta-feira entre os ministros.

  • Enquanto esperamos, Matthias Williams, correspondente da Reuters em Bruxelas, citou uma fonte não identificada da UE, que tentou justificar o porquê da a reunião do Eurogrupo ter sido suspensa esta quarta-feira: “Não tínhamos nada com que trabalhar que fosse real. A perda de confiança está a tornar-se extrema. É difícil ver como poderemos continuar.”

  • If Greece leaves the euro and melts down, who would really care? [Se a Grécia abandonasse o euro e entrasse em bancarrota, quem, na verdade, se importaria?]. Este é o título de um artigo do economista Iain Begg, investigador no European Institute da London School of Economics, publicado pela CNN. O autor considera que um eventual abandono da Grécia da zona euro não teria impactos difíceis de aguentar pelos restantes países da região da moeda única europeia. Mas acredita que o governo grego tem boas razões para aceitar um acordo, melhor do que a alternativa, o regresso a uma moeda própria, que lançaria um “cataclismo” sobre o país.

  • Eis a confirmação: a reunião já começou.

  • Sim, ainda aqui estamos. Continuamos à espera de novidades ou, pelo menos — o que será o mais provável — de declarações. Porque Alexis Tsipras deverá estar prestes a reunir em Bruxelas com os líderes da troika: Mario Draghi (BCE), Christine Lagarde (FMI) e Jean-Claude Juncker (Comissão Europeia).

  • Maria Luís e as razões da suspensão do Eurogrupo: "Dar mais umas horas"

    Maria Luís Albuquerque já explicou a decisão de suspender o Eurogrupo e retomá-la apenas amanhã, quinta-feira: para “dar mais umas horas” ao Governo grego e às instituições para concluírem as discussões em curso, disse a ministra das Finanças, citada pela Lusa.

    “As discussões entre as instituições e as autoridades gregas ainda estão em curso e não estavam ainda suficientemente avançadas para que pudéssemos ter hoje uma discussão e, como tal, entendeu-se que era mais produtivo interromper a reunião, dar mais umas horas para estas conversações continuarem e amanhã às 13h00 (12h00 de Lisboa) retomamos os trabalhos, para analisarmos as conclusões que essa discussão entretanto venha a produzir”, afirmou Maria Luís Albuquerque à saída do encontro.

  • Alexander Stubb, ministro das Finanças da Finlândia, diz que os ministros continuam a tentar trabalhar na linha do acordado a 20 de fevereiro e que ainda não há nada em cima da mesa para decidir. O governante diz que os ministros esperam ter uma proposta para decidir amanhã às 13hoo, quando se voltarem a reunir e alerta que o tempo se está a esgotar.

    “Esperamos ter uma proposta concreta às 13h00 de amanhã”

    “Não há nada em cima da mesa”

  • Pierre Moscovici, comissário Europeu para os Assuntos Económicos, garante que a troika tem uma “posição perfeitamente comum” e acredita que um acordo ainda é possível.

  • Jeroen Dijsselbloem já fala aos jornalistas: O trabalho vai continuar esta noite. A reunião será retomada às 13h00 em Bruxelas.

    Ainda não chegámos a acordo”

    Estamos determinados em continuar a trabalhar durante a noite se necessário”

  • A reunião foi tão curta que nem sequer terá direito a conferência de imprensa no final. Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, fará apenas algumas declarações aos jornalistas à saída.

  • O ministro das Finanças da Finlândia confirmou no twitter o adiamento da reunião.

  • Falta de progressos para se conseguir um acordo e necessidade das instituições continuarem a negociar com a troika determinam suspensão da reunião de hoje. Os ministros voltam a reunir na quinta-feira, antes da cimeira de líderes da União Europeia, às 13hoo, em Bruxelas.

    Esta noite haverá uma reunião entre os líderes das instituições da troika – Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu – com o primeiro-ministro grego, marcada para as 23h00 (22h00 em Lisboa). As negociações continuarão ainda ao nível técnico.

  • Eurogrupo suspenso

    EUROGRUPO SUSPENSO. Negociações retomam amanhã às 13h00

1 de 4