O grupo extremista Estado Islâmico divulgou este sábado um vídeo na internet que mostra a execução de 25 soldados sírios por jihadistas, aparentemente adolescentes, no teatro romano da cidade histórica de Palmira, no centro da Síria.

As execuções que o vídeo mostra terão ocorrido poucos dias depois de o grupo ter capturado Palmira, a 21 de maio, tendo sido denunciadas a 27 de maio pela organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Nas imagens veem-se os soldados, de uniforme, ajoelhados no palco do anfiteatro romano, à frente de uma enorme versão da bandeira preta com inscrições a branco utilizada pelos jihadistas.

As execuções, com tiros na nuca disparados por jihadistas que parecem ser crianças ou adolescentes, são realizadas perante uma audiência relativamente pequena.

Desde que tomou Palmira, o Estado Islâmico terá executado na zona mais de 200 pessoas, incluindo civis.

AS ruínas greco-romanas de Palmira estão classificadas como Património Mundial pela UNESCO e a tomada da cidade pelos ‘jihadistas’ suscitou o receio de que, como noutros locais, o Estado Islâmico as pudesse destruir.

Até agora não houve qualquer informação de que tenha havido danos nas ruínas, apesar de os jihadistas terem vandalizado sepulturas muçulmanas na cidade e destruído uma estátua frente ao Museu de Palmira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR