O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) afirmou este sábado que faltam escavar 800 metros no Túnel do Marão para concluir a perfuração desta estrutura incluída na Autoestrada do Marão que vai ligar Amarante a Vila Real.

António Ramalho, que falava após uma visita do secretário-geral do PS à obra do Túnel do Marão, no lado de Amarante, distrito do Porto, disse que se prevê que a junção dos túneis ocorra durante o mês de agosto.

Faltam escavar cerca de 400 metros em cada túnel, que estão a ser construídos em paralelo, num total de 800 metros.

A Autoestrada do Marão vai ligar Amarante a Vila Real e inclui a construção de um túnel rodoviário de quase seis quilómetros.

A perfuração está a avançar agora com mais cautelas porque, segundo explicou o responsável, os trabalhos estão a decorrer numa falha geológica.

“As coisas não podiam estar a correr melhor, o que significa genericamente que estamos muito confortáveis em relação aos prazos de cumprimento da obra na parte do túnel, que seria aquela que objetivamente teria mais risco”, salientou.

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Após ter resgatado a concessão da Autoestrada do Marão, depois da paragem das obras em junho de 2011, o Estado dividiu os trabalhos em três empreitadas, nomeadamente a do túnel e os acessos poente e nascente.

No entanto, apesar de os trabalhos decorreram a bom ritmo dentro do túnel, nos acessos as obras estão mais atrasadas.

“Os acessos tinham duas características. Primeiro não estavam na fase tão crítica e têm mais tempo para serem feitos dentro do prazo e depois são acessos feitos sobre uma obra já existente e era necessários que os empreiteiros comprassem algumas coisas aos anteriores”, explicou.

Agora, frisou, essas obras “estão a acelerar imenso”.

Neste momento, está-se em pico de obra. No túnel trabalham cerca de 620 trabalhadores dos 1200 afetos à autoestrada.

A proposta de portagem para os 26 quilómetros da Autoestrada do Marão situa-se entre o 1,85 e 2,25 euros.

Esta via vai ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.

Desde o início da empreitada, no verão de 2009, as obras foram suspensas três vezes, sendo que, da primeira vez, o foram apenas na escavação do túnel e por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão.

Depois, a construção em toda a extensão da autoestrada parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado.