Os espanhóis preferem uma possível coligação entre os partidos PSOE e Ciudadanos, caso não haja uma maioria absoluta nas eleições legislativas deste ano. Este é o resultado da última sondagem feita pelo instituto Metroscopia, publicada pelo jornal El País. A coligação PSOE/Ciudadanos tem 45% da aprovação dos entrevistados, seguidos pela união entre o PP e o Ciudadanos com 42%. Aparecem ainda na sondagem as combinações PSOE/Podemos com 37% de votos favoráveis, PP/PSOE com 29% e Ciudadanos/Podemos com 22%. É de salientar que os entrevistados foram questionados sobre cada uma destas coligações separadamente e não na mesma questão.

Ainda de acordo com a sondagem, 65% dos entrevistados acredita que seria bom para a Espanha que um outro partido diferente do PP e PSOE governasse após as próximas eleições, enquanto 27% respondeu que “não seria bom”. 8% disseram não saber a resposta.

Ainda sobre as coligações, 48% dos participantes da sondagem pensa que os partidos PSOE e Podemos são unidos por mais coisas do que as que os separam, o que justificaria um governo de coligação, enquanto 43% responderam negativamente a questão. No entanto, 49% das pessoas acredita que os dois partidos ainda não estão preparados para governarem juntos, contra 39% que responderam “sim”.

Sobre a gestão do governo de Mariano Rajoy, 71% dos entrevistados disse que desaprova o atual governo, enquanto 27% deram a sua aprovação ao líder do PP. Apenas 2% não quiseram responder à questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fim, no que diz respeito à preferência de voto nas próximas eleições, há um empate técnico entre três partidos. O PP aparece com 23% dos votos, seguido pelo PSOE com 22,5% e pelo Podemos com 21,5%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Na sondagem, o Ciudadanos surge como quarta força com 15% dos votos.