Pelo menos 44 pessoas morreram em dois ataques bombistas simultâneos em Jos, no centro da Nigéria, após um fim de semana sangrento provocado pelo grupo extremista islâmico Boko Haram.

“De momento contamos 44 mortos e 47 feridos decorrentes dos dois ataques”, referiu Mohamed Abdulsalam, da agência nacional de gestão de emergências.

Anteriormente, a polícia do Estado de Plateau, do qual Jos é a capital, tinha dito que pelo menos 18 pessoas tinham morrido nos ataques de domingo à noite num centro comercial perto de uma mesquita popular.

A responsabilidade dos ataques ainda não foi reclamada pelos autores, mas Jos tem sido alvo de ataques dos militantes islamistas.

Plateau, que se encontra no meio de duas tendências religiosas, entre a maioria cristã do sul da Nigéria e a maioria muçulmana a norte, também tem sentido ondas de violência sectária que resultaram na morte de milhares de pessoas na última década.

Já no domingo pela manhã, um bombista suicida tinha matado seis pessoas numa igreja no nordeste da Nigéria, depois de uma semana marcada por uma série de ataques do grupo extremista Boko Haram e em que se suspeita terem morrido mais de 200 pessoas.

[Atualizado o número de mortos às 12h12]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR