Obama tem ritmo, voz e gosto. A música tem sido algo presente durante os dois mandatos de Barack Obama enquanto presidente dos Estados Unidos da América. De atuações, passando por declarações sobre o seu gosto musical, até às escolhas para músicas oficiais da campanha, o presidente norte-americano tem-nos vindo a brindar com algumas pérolas.

A Pitchfork decidiu reunir alguns dos melhores momentos musicais de Obama, assim como declarações que mostraram o que o presidente norte-americano tem no seu leitor de música.

De Bob Dylan a Jay-Z. Que canções Barack Obama escuta?

The Black Keys – “Lonely Boy” e OutKast – “Liberation”

Numa recente sessão de “perguntas e respostas” no Twitter, o presidente Obama disse que tem estado a ouvir “Lonely Boy” dos Black Keys e o “Liberation” dos OutKast!.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta, os Black Keys perguntaram se o presidente norte-americano disponibilizava o avião presidencial Air Force One na sua próxima digressão. Obama disse que não.

The National – “Fake Empire”

Ouvia-se “Fake Empire” dos The National, conjunto de Ohio, num dos vídeos da campanha eleitoral de Obama em 2008. Para além de terem criado uma t-shirt de apoio a Barack Obama, intitulando-o de “Mr. November”, também abriram um dos discursos do presidente.

Bob Dylan – “Maggie’s Farm”

Na primeira campanha eleitoral, Obama confessou à revista Rolling Stone que o seu álbum favorito de Bob Dylan  é o “Blood on the Tracks” (1975). Mas é “Maggie’s Farm” a canção de Dylan que o presidente norte-americano mais ouve durante uma época eleitoral.

Jay-Z – “Dirt Off Your Shoulder”

Nessa mesma entrevista à Rolling Stone, Obama confessou que é uma das canções que mais ouve no seu leitor de música.”Sempre que eu falo com Jay-Z, que é um homem talentoso e brilhante, aprecio a sua maneira de pensar”, disse Obama. “Ele é um homem sério que se preocupa com a sua arte. Esse é o tipo de pessoa que influencia e consegue ajudar a moldar atitudes de maneira positiva”, acrescentou o presidente norte-americano.

O presidente que é cantor

Al Green – Let’s Stay Together

No segundo mandato, o presidente Obama decidiu cantar durante um dos seus discursos. Tinha acabado de ser reeleito e, poucos dias antes do seu discurso de posse, Obama começou a cantar, com muito groove, as primeiras palavras “Let’s Stay Together” de All Green.

Robert Johnson – “Sweet Home Chicago”

Um momento bonito. Obama juntou-se a Mick Jagger, Buddy Guy, Jeff Beck, Gary Clark Jr. e, o agora falecido, B.B. King numa brilhante interpretação do clássico blues do lendário Robert Johnson. Apesar do presidente norte-americano mostrar-se relutante, Buddy Guy incentivou-o a cantar.

Amazing Grace

Durante as cerimónias fúnebres das 9 vítimas do atentado de Charleston, Obama cantou “Amazing Grace”, uma canção tradicional do cânone cristão. “Canta, meu presidente!”, berrou alguém presente na igrej, emocionada com o momento.

Barack Obama canta com os The Roots e Jimmy Fallon

Jimmy Fallon é outra figura conhecida por algumas interpretações musicais livres. Obama fez uma breve aparição no seu programa para recitar palavras de protesto ao som dos The Roots.