Não é difícil fazer com que uma alcachofra pareça um vestido de baile, ou ter uma casca de banana a encarnar os macacões que voltaram agora à moda. Gretchen Röehrs tem um roupeiro inteiro feito com comida na sua conta pessoal de instagram. Não tem nada a ver com o bife gigante que a Lady Gaga já vestiu, Gretchen não veste literalmente comida, mas ajeita-a em cima do papel em modelos que parecem de alta costura.

“Nestes desenhos, a comida vem primeiro, depois faço o corpo feminino à volta”, conta ao Observador o processo que leva a cada ilustração. Já trabalhou na indústria da moda, mas hoje trabalha como designer em Sillicon Valley — “muito longe do mundo da moda!”, escreve numa breve entrevista por email. Vinga-se na dita rede social onde mostra vários esboços e não só de modelos humanos. “Desenho tudo o que vejo e também pinto, mas não muito bem”, explica — avalie-se pelas outras fotografias onde mostra pinceladas de tinta ou aguarela.

View this post on Instagram

chard-on #eatwear

A post shared by Gretchen Röehrs (@groehrs) on

https://instagram.com/p/1N_f0nSBfV/?taken-by=groehrs

Mais tarde ou mais cedo a junção da moda e dos desenhos com a comida teria de acontecer: se as silhuetas e roupa foram desde sempre uma forma de provocar o seu lado criativo, a comida é uma obsessão. “A comida é tudo aquilo em que penso — se não fizesse exercício pesaria 130 quilos”, brinca Gretchen que diz se inspirar-se nas criações de Hussein Chalayan, Alexander McQueen ou Valentino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até agora, a comida que usa até é bastante saudável: brócolos e outras (muitas) verduras, frutas das cerejas às amoras, uma extravagancia com três ostras e um único hidrato de carbono: uma fatia de pão. Tanto vestido saudável, dá vontade de pecar: “Gostava de trabalhar com refeições inteiras, em vez de um só ingrediente. Tenho de fazer um vestido de pizza!”

https://instagram.com/p/4M5ORTSBQs/?taken-by=groehrs

https://instagram.com/p/1gCER7SBQ9/?taken-by=groehrs

“Tento publicar coisas divertidas”, explica a forma como gere o seu perfil, “coisas que me façam rir e que façam os outros rir.” Começou a brincar com a comida por isto mesmo e não tem ambições de transformar estes desenhos em qualquer outra coisa. “Por agora divertem-me e vou continuar enquanto me divertir. Tanto a comida como a moda devem ser divertidas e desfrutadas por toda a gente, qualquer que seja a sua classe social.”

https://instagram.com/p/4UEygPSBYm/?taken-by=groehrs