Dan Boria, um canadiano de 26 anos, inspirou-se no filme “Up! Altamente” e inventou uma nova máquina de voar para promover a sua empresa de limpeza. No filme da Pixar, o velho Carl Fredricksen atou centenas de balões à sua casa para que esta se elevasse no ar. Já o jovem da cidade de Calgary usou, no domingo, 100 balões de hélio – que custaram 12.000 euros – a uma vulgar cadeira de jardim para conseguir levantar voo. E conseguiu.

Dan sentou-se na cadeira e sobrevoou a cidade durante alguns minutos. Mas a aventura depressa o fez cair das nuvens. Literalmente. Em terra firme, foi detido pela polícia mas a sua aventura está a causar sensação no Youtube. Veja o vídeo:

A aventura ganhou contornos perigosos quando Dan Boria perdeu o controlo da engenhoca colorida. “Quando olhei para baixo, não consegui calcular a que altitude me encontrava. (…) Foi uma experiência surreal. O vento era muito forte”, relatou segundo o jornal ABC.

Em pânico, saltou da cadeira e ativou o paraquedas, que (mesmo assim) não evitou que torcesse um tornozelo ao chegar a terra firme. Depois, apercebeu-se que tinha viajado 60 quilómetros desde o jardim de sua casa. Quando deu por isso a polícia tinha chegado ao local e Dan foi detido.

Foi libertado após ter pago uma fiança de 1.200 dólares e deve comparecer perante um juiz a 13 de julho.

Mas o que aconteceu à engenhoca? Foi encontrada pela polícia a 65 quilómetros a sul de Calgary.