Há certas festas e discotecas que implicam dress code e um porteiro que olha com ar desconfiado quem aparece de ténis. No caso da feira que acontece pela primeira vez este sábado, 11 de julho, em Lisboa, é mais ao contrário: sapato não entra, ou, se entrar, vai sentir-se certamente deslocado.

Sneakers Love Portugal – Trade Show é o primeiro grande acontecimento organizado pelo grupo que junta, no Facebook, todos os grandes amantes de ténis do nosso país. “Achávamos que 4.500 pessoas eram um bom número para fazer alguma coisa”, diz Tiago Escada Ramos, um dos administradores da página. Alguma coisa e não uma coisa qualquer: durante um dia inteiro, vão ser ocupados os dois andares da Taberna das Almas, nos Anjos. No piso de baixo vão estar representadas várias marcas de ténis em modo showroom: Adidas, Asics Tiger, Le Coq Sportif, Saucony, Gourmet, Clay, Vans e Asfvlt (mesmo assim, como se o gato tivesse passado por cima do teclado, mas com ténis bonitos para mostrar). No de cima ficarão várias lojas de diferentes pontos do país com algumas peças em saldos — Station, La La Land, Xtreme, Gang of Four e BStrong. Haverá ainda pequenas exposições das coleções individuais dos cinco administradores do grupo — o que no caso de Tiago implica escolher entre mais de 500 pares, vários deles vintage — e num ecrã vai estar a passar o documentário mais famoso do mundo dos ténis, Just For Kicks.

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“A área dos sneakers é muito interessante em termos culturais, sociológicos e de negócio”, diz Mário Mesquita Borges, que escreve diariamente sobre o assunto nos sites Matéria: Estilo e Cult Edge, e foi um dos grandes impulsionadores da criação do grupo Sneakers Love Portugal, aberto em março de 2013. “Lá fora o mercado movimenta muitos milhares de dólares. Cá havia algumas pessoas dispersas, mas não havia uma comunidade.”

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“As que eu conhecia em Portugal e que se interessavam pela cultura dos ténis a sério, conheci nos fóruns internacionais”, completa Tiago, atualmente a terminar uma licenciatura em design de moda e que durante muito tempo era o cético do grupo. “Achava que em Portugal o fenómeno não era forte o suficiente.”

Comparando com gigantes como os Estados Unidos ou, aqui mais perto, cidades como Barcelona, onde as pessoas chegam a acampar à porta das lojas para conseguir lançar os pés a uma edição limitada, ainda há uma grande distância. Mas até um cético como Tiago foi surpreendido pela quantidade de pessoas que, todos os dias, começou a partilhar os ténis que comprava ou a comentar novos lançamentos.

“O nosso objetivo é dar a conhecer o que há no mercado e, ao mesmo tempo, mostrar às marcas o que as pessoas querem”, diz Pedro Lima, criativo na área da publicidade e outro dos administradores. “Do outro lado do arco-íris, o que queríamos mesmo era ter acesso ao que há lá fora”, acrescenta Tiago. “Queríamos que Portugal tivesse lojas especializadas que recebessem as edições limitadas e os modelos premium, para o mercado crescer e ficarmos todos a ganhar.”

Com passos pequenos (mas bem calçados), o grupo já tem ajudado a algumas conquistas. “Com um ano de existência, conseguimos fazer, em Portugal, um pré-lançamento de uma edição [da Le Coq Sportif] de uma das lojas mais importantes da Europa, a Limited Editions, em Barcelona. O modelo era inspirado em rosas, por isso fizemos um evento numa florista e eles cederam 20 pares para Portugal”, conta Pedro, apaixonado por ténis ao ponto de dizer, em vez da idade que tem, que é do ano em que nasceu a Nike (1972).

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Entre as vantagens de pertencer ao grupo, está o acesso a uma lista de lojas de confiança, físicas e online, para comprar ténis. Do outro lado da barricada, há ainda uma “lista negra dos sites que vendem falsificações”, diz Tiago, e algumas regras. “Só se fala de outlets na última quinta-feira do mês”, brinca o administrador, em resposta à imensidão de posts que, em tempos, falavam dos achados no Campera. “Tentamos defender, sempre que possível, as lojas de comércio tradicional.”

Para comprar e vender ténis usados, criou-se também um grupo à parte, o Sneakers Love Portugal Trade & Sale. “Em três meses juntámos 1.300 pessoas”, diz Pedro. Este sábado, é bem possível que o número de ténis presentes na Taberna das Almas ultrapasse esse record.

Nome: Sneakers Love Portugal – Trade Show
Quando: Sábado, 11 de julho, das 11h às 20h
Onde: Taberna das Almas (Regueirão dos Anjos, 68, Lisboa)
Preço: Entrada livre