Histórico de atualizações
  • Obrigada por ter acompanhado este liveblog. Amanhã, às 8:30 da manhã – 5:30 de Lisboa -, Tsipras vai reunir-se com os deputados do Syriza e depois a proposta será discutida e votada no Parlamento grego. Amanhã continuaremos a acompanhar ao minuto os desenvolvimentos na Grécia. Boa noite.

  • As principais medidas da proposta grega

    O programa proposto por Tsipras vai abranger três anos e contém as seguintes medidas:

    Cortes nas pensões no valor de 0,25% a 0,5% do PIB em 2015. Em 2016, os cortes aumentam para 1%;

    A Grécia continua a pedir a reestruturação da sua dívida, assim como um pacote de crescimento;

    Os impostos para as empresas vão aumentar de 26% para 28%;

    As novas regras de impostos deverão ser aplicadas a partir do momento em que esta proposta seja aceite e vão incluir a restauração a 23% – algo a que Atenas tinha resistido até agora. Mantém-se a taxa de 13% para comida, energia, hotéis e de 6% para medicamentos, livros e teatro;

    Cortes na defesa de 100 milhões de euros para este ano e 200 milhões em 2016;

    Aeroportos regionais vão ser privatizados;

    Proposta grega pede resgate de 53,5 mil milhões de euros.

    Esta proposta é muito similar à que foi apresentada pela Comissão ao Governo no final de junho e que acabou por suscitar o referendo. Consulte toda a proposta aqui – grego e inglês.

  • Proposta similar à da Comissão Europeia

    A Bloomberg reporta que a proposta grega é “similar” à que foi apresentada pela Comissão a 26 de junho e referendada pelos gregos. Mais de 60% dos gregos disseram que não à proposta da Comissão.

  • Grécia quer financiamento até 2018

    A proposta da Grécia menciona que o financiamento do Mecanismo Europeu de Estabilidade deverá financiar o país até 2018.

  • Grécia propõe aumentar imposto para as empresas

    A proposta que chegou a Bruxelas determina o aumento do IRC de 26% para 28%, levando a um aumento de mais 2% sobre os impostos cobrados às empresas.

  • IVA vai subir nas ilhas até 2016

    Ao contrário do que tinha sido dito pelo ministro da Defesa, o IVA nas ilhas deve ficar aos mesmos níveis do resto do país até 2016.

  • Primeiras propostas da Grécia

    As primeiras propostas gregas incluem o aumento do IVA já em julho e reestruturação da dívida. O Governo grego propõe ainda cortes nas pensões ente 0,25 a 0.5% do PIB. Estas primeiras propostas estão a ser divulgadas pela Bloomberg.

  • A proposta também já chegou ao Parlamento grego

    Depois de entregue nas instituições europeias, a proposta grega já chegou ao parlamento onde será analisada e votada até ao final de sexta-feira. Tsipras reúne amanhã de manhã com os deputado do Syriza de modo a alinha posições sobre o pedido do terceiro resgate.

  • Porta voz de Juncker diz já ter recebido propostas

    Agora parece ser oficial. Ainda através do Twitter, o porta-voz de Jean-Claude Juncker diz já ter recebido as propostas assinadas. Propostas vão agora ser avaliadas.

  • Presidente do Eurogrupo só fala no sábado

    Michel Reijns, porta-voz do presidente do Eurogrupo, disse que não haverá mais comentários sobre as propostas gregas até sábado. Foi Reijns que disse no Twitter que as propostas tinham chegado a Jeroen Dijsselbloem, mas agora veio acrescentar que não haverá mais comentários até à reunião de sábado dos ministros das Finanças.

  • Propostas precisam ser assinadas?

    O porta-voz de Jean-Claude Juncker diz que as propostas precisam ser assinadas:

  • Instituições europeias já receberam propostas gregas

    As propostas do Governo de Alexis Tsipras para o terceiro resgate ao país já chegaram a Bruxelas. As propostas foram enviadas por e-mail para o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dilsselbloem.

    Mas aparentemente há alguma confusão, já que o presidente do Eurogrupo, segundo o seu porta-voz já recebeu a nova proposta:

    Enquanto o porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, diz no Twitter que não recebeu nada…

  • Varoufakis diz que Schaeuble quer empurrar a Grécia para fora do euro

    Yanis Varoufakis voltou ao ativo esta quinta-feira, mas agora como deputado. Depois de ter deixado o cargo de ministro das Finanças, Varoufakis retomou o cargo de deputado para o qual foi eleito em janeiro e terá dito a vários jornalistas que o objetivo de Schaeuble, ministro das Finanças alemão, é empurrar a Grécia para fora do euro. O ministro que foge à influência alemã, na opinião de Varoufakis, é o ministro francês, Michel Sapin. Estes detalhes da conversa estão a ser avançados pelo jornal Ekathimerini.

  • Proposta entregue daqui a uma hora

    Fonte do Governo de Tsipras disse à CNBC diz que as propostas gregas para o terceiro resgate vão ser entregues a Bruxelas daqui a uma hora.

  • Tsipras leva propostas ao Parlamento esta sexta-feira

    O canal Mega TV adianta que o Governo vai levar o plano apresentado a Bruxelas ao parlamento grego já esta sexta-feira.

    O ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis, diz estar contra o terceiro resgate, dizendo que o Governo se está a “render” e a “subjugar” o país.

  • Manifestação pelo euro em Atenas

    Centenas de gregos estão a juntar-se no centro da cidade, manifestando-se pela manutenção do país na moeda única e pressionando o Governo para chegar a acordo com os credores.

  • Governo assegura que IVA não vai subir nas ilhas

    A coligação já acordou as propostas a enviar a Bruxelas e tal como Panos Kammenos já disse, o plano chegará nas próximas horas em Bruxelas. No entanto, o ministro da Defesa já veio dizer na sua conta de Twitter que o IVA nas ilhas gregas se vai manter mais baixo do que no resto do país.

    Atualmente a taxa máxima de IVA na Grécia é 23%, enquanto nas ilhas gregas a taxa máxima é de 16%.

  • Conta do hotel em Atenas em dracmas?

    Um jornalista da Bloomberg verificou que os seus pagamentos de um quarto de hotel em Atenas através de Visa apareciam em dólares e… dracmas. A estadia decorreu no início deste mês e a antiga moeda grega era mesmo apresentada como a moeda do país. A Bloomberg contactou o Citigroup e a Visa, mas não conseguiu esclarecer o porquê da conta aparecer em dracmas. Segundo a agência noticiosa, a equivalência entre 1 euro e 1 dracma era a mesma, algo que muitos especialistas desconfiam que não virá a acontecer caso a Grécia saia da moeda única.

  • Tsipras vai reunir o partido na sexta-feira

    Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, marcou uma reunião do Syriza para sexta-feira. A reunião deverá começar às 8:30 da manhã, em Atenas.

    As propostas gregas devem chegar a Bruxelas ainda esta noite e o Eurogrupo que as irá discutir vai começar no sábado às 15h. No domingo, reúnem-se os líderes dos 19 países da zona euro e depois todos os líderes da União Europeia para analisar a situação grega.

  • Eurogrupo começa ás 15h no sábado

    A informação foi dada no Twitter pelo porta-voz do presidente do Eurogrupo:

1 de 2