O jornalista Fábio Monteiro é o novo vencedor do prémio de jornalismo Gazeta Revelação, pela reportagem “Pendurados num Sonho”, publicada no Observador.

O Júri dos Prémios Gazeta, promovido pelo Clube de Jornalistas, anunciou esta semana que a distinção tinha sido entregue a Vânia Maia, da revista Visão. No entanto, após confirmação da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista de que a autora não respeitava um dos requisitos do regulamento, designadamente o de não possuir título profissional há menos de dois anos, anulou a decisão.

“Lamentando o ocorrido e compreendendo a boa-fé da concorrente, ciente de que a idade inferior a 30 anos era o único requisito, o Júri deliberou atribuir o Gazeta Revelação a Fábio Monteiro pelo trabalho ‘Pendurados num Sonho‘”, anunciou o Clube de Jornalistas.

Publicada no Observador no final de outubro de 2014, a reportagem dividida em três partes narra a odisseia e drama dos milhares de imigrantes que entram anualmente na Europa através das cidades espanholas autónomas Melilha e Ceuta, na costa norte de África.

Fábio Monteiro, de 26 anos, viu como vivem os imigrantes nas montanhas de Marrocos, assistiu às dificuldade antes e depois de saltar a “vala”, falou com refugiados fugidos ao Estado Islâmico e que insistem ser “curdos de Kobane” e não sírios. Por fim, apanhou com um grupo de imigrantes o mesmo barco em direção a Málaga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR