As autoridades da Indonésia informaram esta sexta-feira sobre o encerramento temporário de cinco aeroportos do país devido à escassa visibilidade, na sequência da erupção vulcânica ocorrida no monte Raung, no leste da ilha de Java, escreve a BBC.

A companhia aérea de bandeira indonésia Garuda confirmou, através da sua conta de Twitter, o encerramento do aeroporto de Denpasar, na ilha de Bali, em Udara, na ilha de Lombok, e em Jember e Banyuwangi, no oeste de Java. Todos os voos para estes destinos foram cancelados, refere a companhia aérea.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde o início do mês, peritos alertaram para o aumento da atividade no monte Raung, com mais de 3.300 metros de altura, que na quinta-feira expeliu uma grande coluna de fumo, a qual chegou aos seis quilómetros de altura, segundo o canal australiano ABC.

As nuvens de fumo poderão desaparecer nas próximas 24 horas, ainda que o vulcão possa continuar em erupção durante as próximas semanas.

A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e tem mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos.