Foi adiado o primeiro julgamento por pedofilia da história do Vaticano. O antigo arcebispo Józef Wesolowski deveria ter comparecido no Tribunal do Vaticano este sábado de manhã, mas por motivos de “doença súbita” foi internado nos cuidados intensivos e não pôde estar presente.

Às 9h30 locais (menos uma hora em Lisboa), teve lugar uma curta audiência no Tribunal do Vaticano onde se informou que o polaco Józef Wesolowski não poderia comparecer porque tinha sido hospitalizado nos cuidados intensivos.

“O Tribunal teve de suspender a audiência e adiá-la para data posterior, devendo aguardar o fim do motivo pelo qual ocorreu o adiamento”, pode ler-se no comunicado emitido pelo Vaticano.

De acordo com a Associated Press, foi apresentado em tribunal o registo médico do acusado, que mostra que o internamento aconteceu na sexta-feira, num hospital público de Roma, mas sem revelar qual a doença.

O antigo núncio (representante papal) na República Dominicana está acusado do crime de posse de pornografia infantil e de atos de pedofilia. Os crimes terão ocorrido entre os anos de 2008 e 2013. Foi precisamente em 2013, após denúncias na imprensa dominicana, que o Vaticano obrigou Wesolowski a regressar a Roma e a abandonar o cargo de núncio. Em junho, foi afastado do sacerdócio pela Congregação da Doutrina da Fé pela prática de pedofilia, depois de um julgamento em primeira instância.

Desde que foi detido e depois de ter ficado em prisão domiciliária num quarto do Tribunal, Wesolowski beneficiou em dezembro, por razões de saúde, de uma medida que lhe concedeu liberdade de movimentos no interior da Cidade do Vaticano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR