O presidente do PS-Madeira, Carlos Pereira, disse hoje que não aceita “imposições de Lisboa” relativamente à lista de candidatos pelo círculo da Madeira às eleições legislativas nacionais.

Carlos Pereira fez esta observação no Conselho Consultivo do PS-M, que se vai debruçar sobre a decisão do secretário-geral, António Costa, de anunciar, à revelia dos órgãos dos socialistas da Região, o nome de Bernardo Trindade como cabeça de lista pelo círculo eleitoral da Madeira.

“Não há imposição de Lisboa sobre as listas da Madeira, quem decide são os órgãos da Madeira”, reage Carlos Pereira à agência Lusa, classificando de “gravíssimo” o “erro” cometido pela Direção Nacional do partido.

Carlos Pereira revela que já tinha transmitido ao secretário-geral do PS que não devia anunciar nomes sem que o processo de eleições dos órgãos internos dos socialistas madeirenses estivesse concluído.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tentamos que não cometesse este erro de ultrapassar os órgãos próprios do partido na Madeira“, afirma.

O recém-eleito presidente do PS-M considera que a situação se traduz “num confronto institucional sem precedentes” mas considera igualmente que pode ser uma ocasião de afirmar “a emancipação do PS-M relativamente ao centralismo de Lisboa”.

Carlos Pereira diz que a Direção Nacional está a tempo de resolver “esta trapalhada” e manifesta-se como “guardião dos interesses do PS-M”.

O ex-secretário de Estado do Turismo, Bernardo Luís Amador Trindade, que foi cabeça de lista do PS pelo círculo da Madeira nas eleições para a Assembleia da República de 27 de setembro de 2009, obteve 26.735 votos (19,43%), tendo sido o único dos candidatos socialistas a ser eleito pela Região.

Bernardo Trindade detém o quinto pior resultado das 13 eleições para a República já realizadas desde 1976.

Os melhores resultados do PS-M foram a 20 de fevereiro de 2005 (49.122 votos; 34,98%), tendo sido eleitos Jacinto Serrão de Freitas, Maximiano Alberto Rodrigues Martins e Júlia Caré; a 1 de outubro de 1995 (43.622 votos; 32,86%), com António Jorge Mammerickx da Trindade (pai de Bernardo Trindade) e Luís Filipe Marques Amado e a 19 de outubro de 1999 (42.637; 35,05%), com José Carlos Pinto Bastos Mota Torres e Gil Tristão Cardoso de Freitas França.