Faltavam 10 anos para a avó da Taylor Swift nascer quando esta estrela pop japonesa veio ao mundo. Haru Yamahiro, de 97 anos, faz parte dos KBG84, conjunto pop formado por idosos acima dos 80 anos que está a surpreender a indústria musical japonesa.

O grupo musical, originário da distante ilha coral de Kohama, em Okinawa, escolheu o nome KBG84 para parodiar com o nome de outra popular banda de j-pop, os AKB48. As 33 artistas, com uma idade média de 84 anos, estão a fazer furor no Japão após terem lançado o single “Come on and Dance, Kohama Island”. Uma clara evidência dessa popularidade encontra-se nos constantes concertos esgotados da atual digressão japonesa.

“Quando eu ouvi alguém chamar-nos ‘ídolos’ pela primeira vez lembro-me de achar que um ídolo significava alguém que viveu uma longa vida e estava perto das portas do céu”, disse a cantora Menaka à agência de informação francesa AFP. “Mas em Tóquio explicaram-me o que é uma entertainero que foi um alívio porque eu pensava mesmo que era alguém que ia para o céu. Nunca tinha ido a Tóquio ou a Osaka. Sempre quis ir lá antes de ir para o céu. Quando fui a Tóquio pela primeira vez pensei: sou tão sortuda por ter nascido. Tenho de ir visitar os meus netos. Nunca esquecerei. Foi muito emocionante”, concluiu Menaka.

https://www.youtube.com/watch?v=hai03j7l0NM

Yamashiro, a mais velha do grupo, disse: “Eu tomo conta da minha saúde arrumando a casa, varrendo o chão, cozendo o arroz. Fico à sombra quando está muito calor. Não quero ficar bronzeada. Tenho de cuidar da minha pele, ainda sou jovem de coração!”

O cérebro do projeto é o músico Kikuo Tsuchida que vive em Kohama há quase 20 anos. A banda evoca a beleza da ilha japonesa, onde “baleias estão no mar” e os “golfinhos estão a saltar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR