O Japão apurou-se para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol de praia, ao vencer o Senegal por 4-3, em jogo da terceira jornada do grupo A da prova, que decorre em Espinho.

Num grupo em que os encontros da terceira jornada eram autênticos ‘mata-mata’, os vencedores garantiam automaticamente a vaga na fase seguinte, o Japão entrou melhor e, logo aos 37 segundos, inaugurou o marcador através de Goto.

O Senegal revelou dificuldades para ultrapassar a defesa contrária, pelo que foram os nipónicos novamente a chegar ao golo e assim fechar os primeiros 12 minutos com 2-0.

Muito longe do nível exibicional que mostrou contra Portugal, a seleção africana voltou a consentir no segundo período mais dois golos, enquanto, na baliza japonesa, Terukina se mostrou inultrapassável, mesmo de livre direto.

Depois das dificuldades provocadas à Argentina e a Portugal no terceiro período dos respetivos jogos, esperava-se do Senegal uma reação forte nos derradeiros 12 minutos, o que veio a suceder.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste período, os senegaleses marcaram três golos, mas revelaram-se insuficientes na tentativa de virada, pelo que os africanos falharam assim a tentativa de melhorarem o quinto lugar conseguido em 2007.

Jogo na Praia da Baía, em Espinho.

Japão – Senegal, 4-3.

No final do primeiro período: 2-0.

No final do segundo período: 4-0.

Marcadores:

1-0, Goto, 37 segundos.

2-0, Tabata, 10 minutos.

3-0, Matsuo, 16.

4-0, Akaguma, 21.

4-1, Faye, 33.

4-2, Ndoye, 34.

4-3, Fall, 36.

Equipas:

  • Japão: Terukina, Haraguchi, Tabata, Ozu e Goto. Jogaram ainda, Oba, Yamauchi, Oda, Matsuo, Akaguma e Makino.

Selecionador: Marcelo Mendes.

  • Senegal: Ndiaye, Thioune, Sylla, Ndour e Balde. Jogaram ainda, Ndoye, Fall, Faye, Kamara e Sene.

Selecionador: Ibrahima Ndiaye.

Árbitro: Gustavo Dominguez (Paraguai) e Ivo de Moraes (Brasil).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ndoye (35).

Assistência: cerca de 2.500 espetadores.

JYFO/JYA // VR

Lusa/Fim