Em janeiro deste ano, o New York Post escrevia que Malia Obama estava a moldar os gostos dos adolescentes. O artigo dava conta da primeira fotografia de Malia a ir parar à internet desde que o pai conquistou o cargo de presidente dos EUA. Mas não foi necessariamente a fuga de informação que deu que falar, antes o bom gosto musical da jovem espantado na t-shirt que usava no momento em que foi fotografada. O frenesim instalou-se de imediato e deu origem à “Malia mania”.

O secretismo à volta das irmãs Obama (Sasha e Malia) é tanto que qualquer vislumbre da sua vida pessoal torna-se viral. Não é por acaso que alguns fãs criaram contas de Instagram e Tumblrs dedicados à primogénita de Obama. Também não é por acaso que quase tudo o que usa em público se esgota quase instantaneamente — foi o que aconteceu com o vestido da Topshop escolhido para uma viagem à China, no último inverno. A isso acrescenta-se que a Time já colocou as irmãs na lista dos adolescentes mais influentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/DorcoShai/status/452152520191008768

A propósito disso, o El País afirma que Malia é uma it girl da Casa Branca, uma vez que a adolescente de 17 anos (feitos a 4 de julho) consegue ditar tendências — os seus looks têm tido muito destaque nas páginas da imprensa especializada. É o caso da edição norte-americana da Vogue que, no mês passado, colocou a seguinte questão: “Porque é que o estilo de Malia, a primeira filha de Obama, está a chamar a nossa atenção?”. A questão surgiu na sequência da muito recente viagem de Michelle e das suas filhas ao velho continente, onde o trio foi continuamente fotografado a sair do avião — foram desfiles atrás de desfiles.

Se durante o primeiro mandato do pai Malia e Sasha apenas tiveram presença pública, nos últimos dois anos ambas têm sido protagonistas das suas próprias notícias, as quais desvendam pequenos traços de personalidade. Uma das mais recentes dá conta de Malia ter conseguido um estágio de verão facilmente invejado pelos mais novos, isto é, trabalhar com a equipa de produção da série Girls, que tem em Lena Dunham uma das atrizes principais.

O certo é que Malia parece ter herdado o bom gosto da mãe — Michelle tem um efeito semelhante ao da filha entre quem lhe segue os passos e o guarda-roupas, além de ser considerada uma das primeiras-damas com melhor sentido de moda. Mais, o estilo elegante e feminino de Malia é continuamente comparado ao da mãe, ainda que a jovem saiba trazer um toque personalizado, associado à sua idade.

O próximo passo de Malia passa pela faculdade, onde certamente terá mais liberdade de movimentos. Nada que incomode as revistas da área que, diz o El País, devem estar desejosas de a ter na suas capas.