O paddleboard yoga consiste na conjugação do stand up paddle surf (modalidade originária do estado norte-americano do Hawai) com o yoga e pratica-se na água, seja no mar, em piscinas, ou rios, em cima de uma prancha. O desafio tem atraído dezenas de pessoas que procuram “o bem-estar e o equilíbrio emocional, em contacto com a natureza”, disse à agência Lusa a professora de yoga Paula Farinha, uma das pioneiras desta prática no Algarve.

“O yoga é a prática mais prática que há, porque pode ser feita na serra, num ginásio ou num espaço como este, no mar”, indicou a professora, ao apontar para as águas na ria de Alvor, no concelho de Portimão, no final de uma sessão matinal de paddleboard yoga.

A sessão reuniu cinco alunas estreantes na modalidade e que ao longo de 45 minutos, desafiadas pela instabilidade das águas do mar, fizeram vários exercícios: ligação das camadas do corpo (física, energética, mental e espiritual), técnicas de controlo da respiração (pranayama), posturas psicofísicas (asanas), técnicas de relaxamento (yoganidra) e meditação (dhyana). No final, foram unânimes em considerar a experiência positiva – com algum grau de dificuldade, mas ao mesmo tempo gratificante pelo contacto com a natureza.

Para Mafalda Champalimaud, praticante de yoga, “foi difícil, devido ao grande desafio em manter o equilíbrio”, mas não o suficiente para desistir: “É certo que vou repetir”. Filipa Duarte, instrutora de ginásio, partilhou a opinião e disse querer repetir a experiência. “É mesmo muito difícil, mas desafiante ao mesmo tempo, porque é totalmente diferente fazer numa prancha ou no chão. É fora da caixa. Estar na natureza, em cima de uma prancha, num rio, é fenomenal”, destacou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A professora Paula Farinha referiu que o ambiente aquático aumenta o grau de dificuldade porque se reproduz o stress e o frenesim do dia-a-dia através da instabilidade da água, mas contribui para alcançar o equilíbrio do corpo. “Quando a nossa mente está calma e equilibrada, o equilíbrio do corpo acontece de forma natural. Em cima de uma prancha, se nos conseguirmos ligar ao nosso equilíbrio interior, o nosso corpo vai estar centrado, logo o desequilíbrio externo não afeta o interno”, frisou.

Estudante e praticante há mais de 20 anos, Paula Farinha dá aulas de yoga em Portimão, atividade que acumula com as funções de professora do ensino básico e de coordenadora dos docentes de português no mega-agrupamento de escolas da Bemposta. “O yoga tem sido uma ferramenta no desempenho da atividade diária e exigente enquanto docente”, referiu, acrescentando que “é recomendada a todas as pessoas” para enfrentarem o dia-a-dia e encontrarem as suas respostas.

Inúmeras pesquisas apontam para os benefícios desta atividade: bem-estar geral, reforço do sistema imunitário, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, da perceção do corpo e equilíbrio físico e mental, diminuição do stress e estabilidade emocional.

Em Portimão, as marcações com Paula Farinha podem ser efetuadas para grupos ou individualmente através do telefone 918 348 184 ou na rede social Facebook.