O que vem a ser isto?
Não leu em cima? É um churrasco americano num apartamento em Lisboa. Ou melhor, n’O Apartamento, em Lisboa.

Porquê as maiúsculas?
Porque não é um apartamento qualquer. Nem sequer é apenas um apartamento, apesar de ser, fisicamente, um apartamento. Percebe?

Não. Explique-se lá.
O Apartamento, com artigo definido e maiúscula, é um projeto de Armando Ribeiro (o fundador), Inês Matos Andrade e Paula Cosme Pinto, instalado num apartamento, substantivo masculino: um T4 no centro de Lisboa, em plena Duque de Loulé, onde, como os próprios afirmam, “pode acontecer de tudo”.

3 fotos

De tudo? Mesmo de tudo?
Bom, a extensão da expressão “de tudo” é lá com eles. Mas sim, em princípio valerá mesmo tudo, menos arrancar olhos, para, como dizem, “dar a conhecer a Lisboa o que de melhor se faz no mundo”. E isso pode ser muita coisa — O Apartamento já recebeu publicações internacionais como a Cereal, a Open House ou a Freunde Von Freunden, acolheu uma loja temporária da editora Gestalten e está de portas abertas para residências artísticas ou exposições. Sem esquecer os jantares com chefs, claro, que é o que nos leva a esta conversa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas calma: afinal isto é um jantar ou um barbecue?
Bem apanhado. É um barbecue americano, começa às 15h de sábado, dia 25 de julho.

E porquê um barbecue americano?
Porque é suposto ser uma coisa descontraída, para celebrar o final de temporada e para mostrar que o projeto não é elitista nem dedicado em exclusivo ao design e às artes. Além disso, foi o próprio Nuno Bergonse, que é chef do Duplex, que certa noite disse aos responsáveis pel’O Apartamento: “se quiserem faço um churrasco na vossa varanda”. Talvez não esperasse que o levassem a sério.

Mas levaram.
Pois levaram. A ideia evoluiu para um barbecue à americana na varanda e o chef alinhou. Aliás, não só alinhou como desenhou um menu pensado para ser todo feito na grelha.

Até as sobremesas?
Até as sobremesas.

2 fotos

Curioso. O que é que ele vai fazer?
Tome nota: Pulled Pork Sandwich com pickles de courgette (servido num pão doce Eric Kayser criado especialmente para o efeito); Pork Ribs com molho barbecue e crème fraîche; Maçarocas grelhadas com manteiga de alho e alecrim; Salada de batata nova com molho tártaro; Coxinhas de frango glaceadas com molho hoysin e sésamo; Bananas da Madeira grelhadas com toffee e laranja e, finalmente, Pêssegos grelhados com camomila e gelado de baunilha.

E o que é que se bebe?
Água.

A sério?
Não. Quer dizer, é um apartamento, tem torneiras. Mas sim, também há cerveja artesanal dinamarquesa, Bøgedal. Não é americana mas combina com a refeição, garantem.

Soa bem. E basta aparecer?
Não, não basta aparecer. É um apartamento mas não é o da Joana. Os lugares são limitados, vão vender-se apenas  15 entradas, mais coisa menos coisa. Cada uma custa 25€ e a reserva deve ser feita para o seguinte email: info@oapartamento.com.