A família do arcebispo emérito da Cidade do Cabo anunciou que o líder anglicano deu entrada no hospital, num comunicado difundido na noite de terça-feira, em que a sua filha Mpho se mostra esperançada de que possa regressar a casa ainda esta semana.

Apesar da sua retirada formal da vida pública, em 2010, e dos recorrentes problemas de saúde que tem enfrentado, Tutu é muitas vezes considerado como o guia moral da África do Sul, devido à sua postura crítica e franca face à injustiça, seja no território sul-africano como a nível internacional.

Em dezembro último, Tutu, uma das figuras centrais do movimento contra o ‘apartheid’ cancelou a sua participação num encontro dos Prémio Nobel em Roma para iniciar um novo tratamento oncológico, devido ao cancro da próstata, que lhe foi diagnosticado em 1997.

A mais recente aparição pública do carismático religioso teve lugar no início deste mês, quando celebrou com a sua mulher, Leah, o 60.º aniversário de casamento na catedral de San Jorge da Cidade do Cabo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR