A equipa de Rui Costa, a Lampre, e da qual o ciclista da Póvoa de Varzim é chefe-de-fila, confirmou a desistência via Twitter, mas não adiantou quais as razões que terão levado ao abandono. Logo em seguida, também através do seu Twitter oficial, Rui Costa explicou que se sente “muito mal”, não encontrando razões para a indisposição, mas garante que vai “fazer alguns exames médicos”.

A etapa de 188 km que liga Pau a Cauterets-Vallé de Saint Savin, e que passa pelo mítica subida do Col du Tourmalet, não começou, logo cedo, da melhor maneira para Rui Costa. O português, que viria a desistir a 44 km da meta, em Cauterets, chegou a pedalar junto do carro-vassoura, tendo ficado a oito minutos do pelotão e 15 do grupo de oito fugitivos.

É a segunda vez consecutiva que Rui Costa desiste da Volta a França por razões de saúde. Em 2014, o ciclista abandonou Tour logo após o final da 15.ª etapa, na véspera da subida a Bagnères-de-Luchon, que termina nos Pirinéus, por ter contraído uma broncopneumonia.

O português ocupava o 33.º posto, a 22 minutos e 10 segundos do britânico Christopher Froome (Sky), que lidera. Na terça-feira, após perder mais de 16 minutos para Froome na primeira etapa de alta montanha, Rui Costa anunciou que ia recorrer a um “Plano B”, que envolveria perder mais tempo, para em seguida tentar entrar numa fuga e vencer uma etapa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR