Prevê-se para esta sexta-feira nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no interior até ao meio da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no interior durante a tarde, em especial nas zonas montanhosas e que podem ser acompanhados de trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. No fim de semana, a nebulosidade vai progressivamente desaparecer, e será marcado pelo céu limpo, apesar da nebulosidade e chuviscos desta sexta-feira, e temperaturas que vão oscilar entre os 20 e os 35 graus Celsius, disse à agência Lusa o meteorologista Manuel Mendes.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado, de noroeste no litoral durante a tarde e de sudoeste nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal no litoral.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial durante a tarde e no interior, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior e a partir do final da manhã.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas da região Sul, em especial durante a tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 28 graus Celsius, no Porto entre 17 e 23, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 15 e 34, na Guarda entre 17 e 30, em Coimbra entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 23 e 34, em Évora entre 17 e 34, em Beja entre 18 e 35, em Santarém entre 17 e 29 e em Faro entre 25 e 31.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vinte e quatro regiões do país apresentam esta sexta-feira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

De acordo com o IPMA, Aveiro, Porto, Beja, Braga, Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Évora, Faro, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Funchal, Porto Santo e Vila Real estão com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

O IPMA indica ainda que Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada (Açores) apresentam risco alto de exposição à radiação UV enquanto Angra do Heroísmo (Açores) está com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.