“Dececionante”. Foi assim que um porta-voz do Palácio de Buckingham classificou a fotografia que o tabloide The Sun publicou este sábado e que mostra a rainha Isabel II, em criança, a fazer uma saudação nazi. O mal-estar estendeu-se rapidamente ao seio da família real britânica que respondeu numa questão de horas, argumentando que a imagem foi “explorada”. A situação já levantou suspeitas de como a fotografia — retirada de um curto filme datado de 1933 — terá sido obtida.

Num comunicado, o porta-voz da família real disse que “é dececionante que o filme, filmado há oito décadas e aparentemente do arquivo pessoal de Sua Majestade, tenha sido obtido e explorado desta maneira”. “Muita gente vai ver as imagens no momento e no contexto apropriados. A imagem mostra uma família a brincar e a fazer um gesto que tal como muitos foi visto nas notícias”, acrescentou. “Nessa altura, ninguém sabia a forma como ia evoluir [o nazismo]. Evocar qualquer intenção é desonesto e não corresponde à verdade”, sublinhou o mesmo responsável. O porta-voz recordou a ainda “dedicação” da família real pelo bem-estar do país durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

A propósito disso, o editor geral do The Sun já saiu em defesa da publicação, alegando que a fotografia tem “importância histórica”. Stig Abell argumentou que o material foi obtido de forma legítima e que o jornal não tinha como intenção criticar a rainha ou a rainha Mãe. “É um documento histórico que realmente dá algumas luzes sobre o comportamento de Eduardo VIII”, disse à BBC Radio. “Eu compreendo que eles não gostem do facto de isto ter sido publicado, mas também acho que (…) o papel dos jornalistas e dos media é revelar coisas que aconteceram”. O jornal não esclarece, no entanto, como teve acesso ao filme com apenas 17 segundos de duração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fotografia que ocupa toda a capa do jornal de este sábado foi captada em 1933 nos jardins do Palácio de Balmoral, na Escócia. A imagem mostra a rainha, quando tinha sete anos de idade, ao lado da mãe e da irmã, acompanhadas do tio, o príncipe Eduardo. A imagem foi extraída de um filme registado no verão de 1933, durante um período de férias, sendo que a mãe de Isabel II também aparece a fazer a saudação nazi.

Nas imagens veem-se as princesas a brincar num jardim com um cão na companhia do tio, na altura ainda príncipe de Gales, três anos antes de ser coroado rei. Eduardo VIII subiu ao trono em janeiro de 1936 e abdicou no mês de dezembro do mesmo ano para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

O Reino Unido sente uma grande admiração pelo pai de Isabel II, o rei Jorge VI, porque durante a II Guerra decidiu manter-se em Londres durante os bombardeamentos da Alemanha nazi, na companhia da família. A figura de Eduardo VIII é, no entanto, muito polémica pela alegada simpatia em relação a Adolf Hitler, com quem manteve um encontro em Munique em 1937, dois anos antes do início da guerra.

Povo britânico furioso com o The Sun

O vídeo de apenas 17 segundos indignou milhares de britânicos um pouco por toda a nação, escreve o Daily Mail. Na rede social Twitter a fúria para com o de The Sun é bem visível, uma vez que grande parte dos britânicos acredita que a rainha não pode ser responsabilizada pela saudação nazi — à data dos acontecimentos, Isabel II tinha sete anos e estava apenas a brincar com a família. Muitos utilizadores estão, então, a criticar a atitude do The Sun e a pedir para que o dono da publicação, Rupert Murdoch, seja banido do Reino Unido.

https://twitter.com/AbdulFulham/status/622289461049708544

Num outro registo, há quem simplesmente tire partido da situação para a ridicularizar.