De acordo com o IPMA, o sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado pelas estações da Rede Sísmica do continente às 5h35 e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Monchique, distrito de Faro. O IPMA adiantou que o sismo não causou danos pessoais ou materiais.

Na escala modificada de Mercalli, o grau máximo deste sismo foi IV, o que significa que o sismo abalou de forma moderada a zona de Monchique, podendo ter sido sentido dentro das habitações e despertar do sono um pequeno número de pessoas. Isto porque pode haver vibração de portas e janelas e de loiças dentro dos armários. Contudo o IPMA adiantou que, cerca das 6h00, ainda não havia relatos de que o sismo tivesse sido sentido.

intensity

Cerca de uma hora mais tarde, pelas 5h25, foi registado um outro pequeno sismo nas imediações, mas mais perto de Ourique, distrito de Beja, com a magnitude 2,4 na escala de Richter.

O mapa que o IPMA divulga no seu site, permite visualizar todos os sismos registados nas imediações de Portugal no último mês. A esmagadora maioria foi de baixa intensidade e insere-se na atividade normal para uma região onde confluem duas placas tectónicas, a euroasiática e a africana.

Screen Shot 2015-07-22 at 09.56.38