A TAP venceu um concurso europeu para integrar o programa europeu de investigação em aeronáutica Clean Sky2 (CS2), inserido no programa de fundos europeus para a investigação e inovação Horizonte 2020, e vai liderar um projeto ligado à manutenção aeronáutica.
A equipa da TAP, liderada por Joel Ferreira e com a colaboração a tempo inteiro de Luís de Oliveira, da Manutenção & Engenharia da companhia, irá coordenar um consórcio de 12 instituições, entre as quais empresas, universidades e institutos de investigação, e terá de gerir um orçamento de cerca de 6 milhões de euros, divulgou a empresa em comunicado.
O projeto liderado pela TAP, para desenvolver em quatro anos, tem dois objetivos fundamentais: desenvolver metodologias de vigilância da condição de sistemas e componentes críticos das aeronaves, para prever necessidades de manutenção antes da ocorrência de falhas (manutenção preditiva), e viabilizar a introdução em larga escala de dispositivos móveis e aplicações inovadoras, de apoio à execução de manutenção, de uma forma integrada entre organizações de Manutenção (MROs), companhias aéreas e fabricantes.
De acordo com o comunicado da TAP, com a sua integração no CS2, a TAP terá acesso privilegiado a toda a informação gerada dentro da secção do programa em que se encontra – Large Aircraft IADP Platform 3 “Next Generation Aircraft Systems, Cockpit and Avionics” – onde, além das questões ligadas à manutenção aeronáutica, serão estudados temas como “operações de voo otimizadas”, “desenvolvimento de tecnologias de aviónicos” e “cockpit de próxima geração”.
A TAP, a TEKEVER e o ISQ são as únicas entidades portuguesas que participam no consórcio.