E se os trevos deixassem de ser verdes e passassem a ser Pantone 2279 C? Ou se os morangos não fossem nunca mais vermelhos, mas antes Pantone 7621 C? E as laranjas 1595 C ou as rosas de 212 C? A designer gráfica Inka Mathew  encontra a cor Pantone de todos os objetos do quotidiano.

A Pantone Inc. é uma empresa sediada em Carlstadt, New Jersey conhecida pelo seu sistemas de cor, largamente utilizados na indústria gráfica. A Pantone e desenvolveu o primeiro sistema de cores em 1963. Podem escolher-se as cores desejadas dos guias Pantone, atualizados anualmente, e usar os números para especificar de que forma é que se vai imprimir a cor que se pretende.

A proprietária do Green Ink Studio criou o projeto Tiny PMS Match para esse efeito e desde então compara o mundo à Pantone em que as cores passam a ser códigos. Para tal, utiliza a luz natural e fotografa a sobreposição com o telemóvel. Desde 2014, Inka Mathew conquistou uma taxa de sucesso de 95%, em 145 imagens. Na próxima primavera, o livro que reúne a experiência da designer vai ser lançado.

Até lá, pode acompanhar as experiências de Inka Mathew através do site da autora e no seu Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR