A seleção portuguesa de futebol vai ficar a conhecer este sábado os adversários da fase de qualificação para o Mundial 2018, “partindo” para o sorteio de São Petersburgo no Pote 1. A equipa comandado por Fernando Santos já sabe, assim, que não terá de enfrentar as seleções da Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda ou Bélgica, bem como as da Croácia, Roménia e País de Gales.

Ainda assim, Portugal não está livre de defrontar uma seleção de topo, podendo vir a ter como adversárias as equipas da França e Itália, que “tombaram para o Pote 2. O conjunto das quinas pode vir, assim, a integrar um grupo teoricamente complicado, com a França, Suécia, Turquia, Finlândia e Cazaquistão. Só o primeiro de cada grupo se qualifica diretamente para o Mundial.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se diretamente para a fase final, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho de 2018, enquanto os oito melhores segundos disputam um play-off, que apura mais quatro.

As jornadas de qualificação realizam-se de 4 a 6 de setembro, 6 a 11 de outubro e 11 a 13 de novembro, em 2016. Em 2017, realizar-se-ão de 24 a 26 de março, 9 a 11 de junho, 31 de agosto a 2 de setembro, 3 a 5 de setembro e 5 a 10 de outubro. O play-off está agendado para novembro de 2017, com a primeira mão a acontecer de 9 a 11 e a segunda de 12 a 14.

Além de 14 representantes da Europa (a anfitriã Rússia e mais 13), o Mundial de 2018 contará com cinco equipas africanas, quatro ou cinco asiáticas, quatro ou cinco da América do Sul, três ou quatro da CONCACAF e nenhuma ou uma da Oceânia. O sorteio para a fase de qualificação do Mundial de futebol de 2018, que se realizará na Rússia, decorre no sábado, na cidade de São Petersburgo.

Constituição dos potes da qualificação europeia:

  • Pote 1: Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Roménia, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia.
  • Pote 2: Eslováquia, Áustria, Itália, Suíça, República Checa, França, Islândia, Dinamarca e Bósnia-Herzegovina.
  • Pote 3: Ucrânia, Escócia, Polónia, Hungria, Suécia, Albânia, Irlanda do Norte, Sérvia e Grécia.
  • Pote 4: Turquia, Eslovénia, Israel, República da Irlanda, Noruega, Bulgária, Ilhas Faroé, Montenegro e Estónia.
  • Pote 5: Chipre, Letónia, Arménia, Finlândia, Bielorrússia, Macedónia, Azerbaijão, Lituânia e Moldávia.
  • Pote 6: Cazaquistão, Luxemburgo, Liechtenstein, Geórgia, Malta, São Marino e Andorra.