A guest house Monte Belvedere ocupa há dois anos a antiga casa da família Robert, perto do Miradouro de Santa Catarina, em Lisboa. E se em tempos se produziram perfumes na cave dessa mesma casa, hoje é o piso oposto, o terraço, que merece todo o destaque. E porquê? Porque há cerca de um mês esse espaço assumiu uma nova identidade, Madame Petisca, e deixou de estar acessível exclusivamente a hóspedes. Ou seja, toda e qualquer pessoa que queira ter uma nova perspetiva sobre boa parte de Lisboa e alguma da Margem Sul — perdão, Lisbon South Bay — pode subir ao último andar do edifício e aproveitar a vista. Melhor: nem sequer é preciso entrar no hotel — uma barreira difícil de ultrapassar para alguns –, já que o elevador que lhe dá acesso fica ainda antes da porta principal.

Madame Petisca TP46

Era nesta zona da cidade, Santa Catarina, que os lisboetas ficavam a ver navios à espera de Dom Sebastião. Assim surgiu a expressão. Os navios nunca deixaram de aparecer, agora com outro porte. (foto: © Tiago Pais / Observador)

A paisagem, que compreende os bairros da Estrela e da Lapa para um lado, Santos e Cais do Sodré para o outro e boa parte da silhueta da marginal além Tejo, é o maior atrativo desta Madame. Mas como vistas bonitas não reconfortam o estômago nem matam a sede há uma carta de petiscos e cocktails que podem, além dessas funções, servir para acompanhar os inevitáveis comentários sobre a beleza da cidade ou enriquecer fotografias legendadas com hashtags de uso frequente neste tipo de espaços, como #lisboadomeucoração, #amotelisboa ou derivados.

Madame Petisca TP35

Há espaço para 20 pessoas no exterior e para 40 no interior.
(foto: © Tiago Pais / Observador)

“Estamos a apostar em cocktails com gin, como está na moda, mas não só”, explica Vera Pontes, responsável pelo espaço. Confere: a carta de bebidas abrange todos os clássicos, sendo que o (colorido) cocktail da casa não dispensa, contudo, a dita espirituosa. Já a oferta de petiscos inclui coisas como lombinhos de porco com ginja, trio de pataniscas ou trouxas de alheira com ovo de codorniz, entre outras. A ideia, para já, é promover a partilha. O “para já” deve-se apenas às surpresas que os responsáveis da casa dizem ter reservadas para os próximos tempos. “Estamos a pensar abrir mais cedo para almoços e ter brunch aos fins-de-semana”, dizem. Com esta vista, podem fazer o que quiserem.

Nome: Madame Petisca
Morada: Monte Belvedere, Rua de Santa Catarina, 17 (Bica), Lisboa
Telefone: 91 515 0860
Horário: Todos os dias, das 16h à 00h
Reservas: Aceitam

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR