Happy Birthday, doc.
Orelhas longas e cinzentas em riste, cauda branca pronta a abanar e uma cenoura meio devorada na boca. Bugs Bunny, o coelho mais famoso do cinema — e, muito provavelmente, do mundo –, celebra esta segunda-feira 75 anos. Caso para dizer que envelheceu bem e que a idade não lhe pesa, com o boneco animado a ter a leveza do costume ao saltitar continuamente de um lado para o outro.
https://twitter.com/spacova97/status/625664335831035904
A frase “Qual é a tua, meu?” — What’s Up, Doc?, em inglês — foi ouvida pela primeira vez a 27 de julho de 1940 na voz do ator Mel Blanc, na curta A Wild Hare, então realizada por Tex Avery. É nesta animação que, também pela primeira vez, o caçador Elmer Fudd depara-se com um coelho malandro disposto a enganá-lo, numa dança a dois que, diz o Wall Street Journal, iria prolongar-se por muitas décadas.
The first real Bugs Bunny cartoon, Tex Avery's A WILD HARE, was released 75 years ago today. http://t.co/zlroAM0dUW
— Harry McCracken ????????✡️ (@harrymccracken) July 27, 2015
Com os anos, a fama do coelho teve altos e baixos. Apesar disso, a Time escrevia que, em 1959, Bugs era mais popular que outra figura animada de renome mundial, o incontornável Rato Mickey. O certo é que a personagem saltitona sobreviveu à concorrência que foi surgindo no pequeno e no grande ecrã: são exemplo o energético Taz, o diabo da Tasmânia da Looney Tunes, e o carismático (e com problemas de fala) Daffy Duck.
Bugs chegou mesmo a ganhar um Óscar da Academia, em 1959, bem como uma estrela no passeio da fama de Hollywood, corria o ano de 1985.
Fascinating video of Bugs Bunny illustrator, Chuck Jones, sketching the iconic character in less than 3 minutes https://t.co/r7WuvNt79d
— EliteVisions™ (@EliteVisionsLA) July 27, 2015