O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, efetua esta segunda uma visita oficial a Portugal para um encontro com o seu homólogo Rui Machete, seguido da inauguração de um memorial na embaixada turca.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (MENE), Rui Machete, e o seu homólogo turco Çavusoglu, inauguram esta segunda-feira ao início da tarde e “no exterior da Embaixada da República da Turquia, um Memorial de homenagem às vítimas do atentado terrorista que ocorreu em Lisboa, a 27 de julho de 1983.

Estão previstas intervenções de ambos os ministros, em memória do cidadão português e da cidadã turca que morreram naquela data”, numa referência a Cahide Mihçioglu, mulher do então encarregado de Negócios da representação diplomática turca, e ao polícia português Manuel Pacheco.

Antes, e no final da manhã, o chefe da diplomacia de Ancara é recebido pelo seu anfitrião no Palácio das Necessidades, onde será estabelecido um balanço da primeira Cimeira intergovernamental Portugal-Turquia, realizada em Lisboa em 03 de março.

Na reunião, os dois ministros deverão abordar outros assuntos bilaterais e questões internacionais de interesse comum, em particular o combate ao terrorismo e a radicalização dos jovens.

De seguida está prevista uma conferência de imprensa conjunta no ministério dos Negócios Estrangeiros, e antes da deslocação à embaixada está ainda previsto um almoço de trabalho oferecido por Rui Machete ao seu homólogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR