Três trabalhadores da farmacêutica Bial, na Trofa, fora hoje transportados por precaução ao Hospital de Famalicão na sequência de um derrame de mercúrio num dos laboratórios, informaram empresa e Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

O derrame ocorreu na manhã de hoje e “foi logo controlado pelos funcionários da BIAL”, revelou fonte do CDOS do Porto segundo a qual acorreram ao local os bombeiros da Trofa e foram transportadas três colaboradores para o Hospital de Famalicão “por inalação”.

Pelas 15h30 a Bial adiantou que a situação estava “resolvida”, confirmando a ocorrência de “um pequeno derrame de mercúrio” cerca das 9h00.

“Foi acionado o plano de segurança da empresa” e “três pessoas foram aconselhadas a irem ao hospital por terem antecedentes de problemas respiratórios”, explicou fonte da empresa.

Pelas 16:00, duas das três pessoas já se preparavam para ter alta do hospital e a terceira aguardava para ser vista pelo médico, informou também a Bial que mantém isolada, até ser concluída a limpeza, apenas a sala onde foi detetado o derrame.

Os bombeiros escusaram-se a adiantar qualquer informação.

A agência Lusa tentou ouvir o hospital de Famalicão mas tal não foi possível até ao momento.