A Fosun anunciou a compra do Palazzo Broggi em Milão. A aquisição da antiga sede do banco italiano Unicrédito movimentou 345 milhões de euros e foi realizada através da Fidelidade.

Em comunicado, o presidente da seguradora portuguesa explica que a transação “encaixa na estratégia de diversificação da Fidelidade na Europa de investir em ativos imobiliários de alta qualidade com retornos sustentáveis no médio e longo prazo”. Jorge Correia sublinha que foi uma operação bem sucedida com grande envolvimento e dedicação das nossas equipas imobiliária e jurídica”.

A diversificação dos investimentos da maior seguradora portuguesa tem sido apontada pela acionista chinesa, a Fosun, como uma forma aumentar a rentabilidade do portfolio de ativos da Fidelidade. O imobiliário é um dos alvos desta orientação. Os novos investimentos da Fidelidade têm também servido de alavanca à estratégia de aquisições da Fosun no mercado europeu, mas não só.

No ano passado a Fidelidade aplicou também cerca de mil milhões em dívida de longo prazo da sua acionista chinesa, para além de ter realizado investimentos da ordem dos 300 milhões na área do imobiliário. Estes valores equivalem ao preço pago pela Fosun para comprar a Fidelidade à Caixa em 2013. A Caixa Geral de Depósitos ainda controla 15% da empresa.

O vice-presidente Xu Xiaolinag realça em comunicado citado pela Bloomberg que a “Fosun vai continuar a reforçar a cooperação com os seus negócios de seguros para expandir a sua presença no mercado imobiliário europeu”. No comunicado divulgado em Portugal pela Fidelidade, o mesmo gestor salienta que o investimento feito pela seguradora “é um grande exemplo da coordenação de estratégias e esforços no seio do grupo Fosun.” Xiaoliang acrescenta que a Europa é o mercado principal para os investimentos imobiliários da Fidelidade e é também uma das prioridades da estratégia global da Fosun.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A compra do Palazzo Broggi é a mais recente de grandes negócios imobiliários realizados pela Fosun e que incluem propriedades em Londres, Lloyd Chambers, Nova Iorque, One Chase Manhatan Plaza, mas também na Austrália, Hong-Kong e Japão.

O palácio construído no século XX tem 47 mil metros quadrados e está localizado no centro de Milão, perto das galerias comerciais Vittorio Emanuele e da Piazza del Duomo, duas das maiores atrações turísticas da cidade italiana.

Os compradores não revelaram o valor da aquisição, que foi adiantado pelo vendedor, a Idea Fimit, uma sociedade gestora de ativos imobiliários. O investimento “significativo” da Fidelidade foi feito através da subsidiária Property Europe. O negócio é anunciado no contexto da turbulência nos mercados chineses, que têm pressionado as ações da Fosun, e também o valor de alguns investimentos acionistas do grupo e até da Fidelidade.

Diversificação de investimentos fez subir lucros

No entanto, a seguradora portuguesa apresentou lucros de 210 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, mais do dobro do apurado no mesmo período do ano passado. A evolução positiva foi justificada pelo crescimento da atividade, mas também pela melhoria da performance dos investimentos da Fidelidade que resultou da diversificação da carteira. Não obstante, a seguradora sublinha que se mantém como o maior investidor do setor dos seguros na economia nacional, com 4600 milhões de euros aplicados. Os ativos sob gestão valorizaram 5,6% face a dezembro para 14.264 milhões de euros no final de junho.

As seguradoras são grandes investidoras institucionais na medida em que têm de ter elevados recursos financeiros para fazer face a responsabilidades potenciais que resultam da venda de seguros. Há regras para aplicar esses recursos e limites para aplicações em classes de ativos, designadamente em função do risco que representam. O cumprimento dessas regras é acompanhado pelo Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Por regra, uma seguradora tem um perfil conservador como investidor nos mercados financeiros. Quanto mais rentável é um ativo, maior tende a ser o risco associado.