Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine identificou um tratamento para evitar recaídas em pacientes de leucemia mieloide crónica, uma doença que representa cerca de 9% dos casos de leucemia.

No artigo, publicado na quarta-feira e intitulado “Um duplo golpe contra a leucemia mieloide crónica”, é explicado como um grupo de investigadores, liderados por Carsten Riether, da Universidade de Berna (Suíça), acredita ter encontrado forma de evitar que, após receberem tratamento, os pacientes tenham recaídas.

A leucemia mieloide crónica é habitualmente tratada com a substância ativa ‘imatinib’ e outros inibidores de tirosina cinases (enzima).

No entanto, de acordo com o artigo, estes tratamentos não erradicam as células-mãe da leucemia, o que faz com que alguns pacientes tenham recaídas.

A equipa liderada por Riether identificou “um mecanismo para a resistência ao tratamento” neste tipo de cancro, que se pode obter inibindo a atividade da molécula CD70, algo que, de acordo com o estudo, pode permitir criar aplicações clínicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR