Em fim de semana de mudança de quinzena onde se esperam grandes fluxos de carros, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar as principais estradas do país, com especial incidência em Lisboa, Porto, Setúbal e na região do Algarve. O programa vem no âmbito da Operação Verão Seguro.

De acordo com a nota de imprensa enviada pela PSP, a partir das 19h30 os oficiais vão estar no lado sul da Ponte 25 de Abril (Lisboa), na Estrada da Circunvalação e da Rotunda AEP (Porto), no cais de embarque para Tróia e no acesso à A12 (Setúbal). No Algarve o reforço começa às 21h30 nas cidades de Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Portimão, Olhão e Lagos.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a intensificar, entre hoje e o próximo domingo, as ações de patrulhamento e apoio aos utentes das vias rodoviárias, orientando o esforço para os itinerários mais críticos na sua área de atuação.

O objetivo, segundo um comunicado da GNR, é o de “garantir uma deslocação em segurança aos cidadãos de/para locais de veraneio e/ou eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano”.

Durante os três dias da terceira fase da “Operação Hermes”, serão empenhados cerca de 3.000 militares do efetivo da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais que, além da atuação preventiva e de apoio, estarão particularmente atentos aos comportamentos de risco dos condutores que coloquem em causa a segurança rodoviária, salienta a Guarda.

Durante este fim-de-semana, os cintos de segurança e os sistemas de retenção de crianças estarão sob especial atenção da GNR, mas a polícia também estar atenta a condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, o uso de telemóveis durante a condução ou manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção ou inversão do sentido da marcha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR