A equipa de futebol do Sporting apresentou-se este sábado da melhor forma aos sócios ‘leoninos’, ao vencer os italianos da Roma, por 2-0, com golos de Slimani e Carlos Mané, na quarta edição do ‘Troféu Cinco Violinos’.

Depois de terem batido Olympiacos (2012), Fiorentina (2013) e Lazio (2014), os ‘leões’ voltaram a arrecadar o troféu de pré-época, graças aos tentos de Slimani (63 minutos) e Carlos Mané (69), na antecâmera do encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa a 9 de agosto, frente ao rival e bicampeão nacional Benfica.

Na primeira aparição diante dos adeptos ‘leoninos’, o técnico Jorge Jesus – que foi muito aplaudido aquando da apresentação do plantel – incluiu no ‘onze’ inicial os reforços João Pereira, Naldo, Téo Gutiérrez e Bryan Ruiz, este último em estreia absoluta nesta pré-época, três dias depois de ter efetuado o primeiro treino de leão ao peito.

De resto, pertenceu ao internacional costa-riquenho uma das poucas oportunidades dos “verde e brancos” na primeira parte, num cabeceamento que acabou por sair por cima da baliza de De Sanctis, após cruzamento de João Pereira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de já serem visíveis no relvado algumas das ideias de Jorge Jesus, o Sporting demonstrou pouca acutilância na zona de finalização e apesar dos bons apontamentos nos primeiros 20 minutos de jogo, raras foram as ocasiões em que colocou em ‘xeque’ a defensiva visitante na primeira parte.

Contudo, a própria Roma poucas vezes se aproximou da baliza à guarda de Rui Patrício, algo que seria ainda mais notório na etapa complementar, durante a qual o Sporting demonstrou mais e melhores argumentos.

João Mário deixou o primeiro aviso, mas a primeira grande oportunidade iniciou-se nos pés do recém-entrado Carlos Mané, que isolou Slimani, mas o avançado não conseguiu ultrapassar a oposição de Szczesny.

No entanto, pouco depois, o argelino não desperdiçou a segunda tentativa e correspondeu da melhor forma a um canto apontado por Jefferson, levando ao ‘rubro’ os quase 40 mil espetadores que se deslocaram a Alvalade.

Esta seria a melhor fase do conjunto ‘verde e branco’ e, já depois do guardião da Roma ter anulado as intenções de Montero, os ‘leões’ aumentaram a contagem, por intermédio de Carlos Mané, que aproveitou uma má abordagem de Szczesny.

Ainda assim, o internacional polaco redimiu-se no último minuto da partida, ao defender de forma brilhante um cabeceamento do ‘baixinho’ André Martins.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Roma, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Slimani, 63 minutos.

2-0, Carlos Mané, 69.

Equipas:

  • Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien Silva, Carrillo, João Mário, Brian Ruiz, Téo Gutiérrez e Slimani.

Jogaram ainda: Carlos Mané, Montero, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo, André Martins, Gelson Fernandes, Marcelo Boeck, Jonathan Silva, Ricardo Esgaio, Wallyson,

Treinador: Jorge Jesus.

  • Roma: De Sanctis, Maicon, Manolas, Castan, Ashley Cole, De Rossi, Uçan, Paredes, Iturbe, Ljajic e Totti.

Jogaram ainda: Szczesny,Yanga-Mbiwa, Nainggolan, Falqué, Keita, Destro, Florenzi, Gervinho, Romagnoli, Ibarbo e Anocic.

Treinador: Rudi Garcia.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Castan (10), Adrien Silva (22), Iturbe (43) e Falqué (65). Cartão vermelho direto para Yanga-Mbiwa (90+2).

Assistência: 38.401 espetadores.