Dois meses, mais de 22 viagens de longa distância, metade das quais feitas à noite. Foi nestas condições que Jean Yves Chainon viajou na tentativa de “dar um vislumbre da vida quotidiana nos comboios da Índia, bem como da diversidade cultural do país como um todo”.

A maior parte das viagens foi feita em “sleeper trains”, ou seja, comboios, sem ar condicionado, que permitem dormir enquanto se viaja. São os mais utilizados pelos indianos para se deslocarem, conta o fotógrafo, e isso permitiu-lhe lidar de perto com as “emoções dos momentos ordinários” do quotidiano. As pessoas conversam para passar o tempo, partilham a comida que levam e dormem. É preciso reservar bilhete para passar a noite nestes comboios, mas é habitual que as pessoas acabem por partilhar o lugar com familiares que não compraram passagem.

A Indian Railways é a empresa responsável por organizar as viagens. Tem 23 milhões de clientes diários, mais de oito mil milhões por ano: “A atividade movimentada nos comboios de passageiros na Índia é desde há muito tempo objeto de fascínio”, explica Jean Yves Chainon.

As fotografias que o artista conseguiu no interior dos comboios fazem parte do projeto “Life in the Sleeper Trains of India”. A par dele está “What’s your philosophy of life?”. Jean Yves Chainon é também escritor e produtor de filmes. Com este último projeto vai perguntar a centenas de pessoas quais são os princípios que regem a sua vida.

Todos estes planos têm um propósito comum: “Celebrar a diversidade cultural e a tolerância”. Para conseguir levá-los avante, Jean Yves Chainon criou a OOAWorld, um site onde o artista reúne os avanços dos seus trabalhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR