A expressão “fazer piscinas” nunca fez tanto sentido: é que a maior piscina do mundo estende-se por mais de um quilómetro de comprimento e equivale a oito campos de futebol. Sim, é mesmo isso, oito. São 1013 metros de largura e 3 de profundidade, num total de 250 milhões de litros de água. A piscina fica em San Alfonso del Mar, um complexo turístico no Chile.

Ao olhar para as fotografias não é muito difícil perceber que a piscina tem tamanho suficiente para andar de barco à vela, fazer paddle yoga, nadar e dar mergulhos. Tudo ao mesmo tempo, porque há espaço mais do que suficiente.

O complexo turístico San Alfonso de Mar fica a 90 quilómetros de Santiago, na cidade de Algarrobo, e ostenta uma das mais impressionantes construções modernas, pelo menos em termos de tamanho. O azul turquesa escolhido também não passa despercebido, sobretudo por que se compara com o do Oceano Pacífico que fica mesmo em frente. Piscina e mar estão separados apenas por um extenso areal.

Como não podia deixar de ser, com tanto tamanho, o Livro do Guinness destacou a obra. A piscina também é elogiada pelo seu sistema avançado de oxigénio a pressão, que permite purificar grandes quantidades de água com menos produtos químicos. A temperatura também recebe destaque: climatizada, em algumas zonas chega a superar em 9 graus a temperatura da água do mar. Durante o verão pode chegar aos 26 graus.

San Alfonso del Mar é um resort com apartamentos em forma de pirâmide, inaugurado em 1988 pelo empresário Fernando Fischman. A obra esteve nas mãos da empresa chilena Crystal Lagoon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR